O que significa insuficincia de vitamina D? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A insuficiência de vitamina D pode acarretar em diversos sintomas, como fraqueza óssea e muscular, depressão, problemas vasculares, perda de memória e falhas no raciocínio.
Quem tem maior chance de ter problemas de produção insuficiente de vitamina D?
Alguns fatores levam à deficiência de vitamina D, dentre eles encontram-se o uso excessivo de filtro solar, precaução exagerada com crianças em fase de crescimento, idosos com restrição generalizada da radiação solar, gerando a longo prazo o aumento nos índices de doenças crônicas, AVC's, falhas no processo metabólico, ...
Quais as consequências da falta de vitamina D no organismo?
A gravidade do problema deve-se ao fato de que, sem os níveis adequados dessa substância, a população está mais sujeita a desenvolver uma série de doenças. Além de aumentar os riscos de diabetes, osteoporose, raquitismo (em crianças) e obesidade, existem ainda outros problemas associados à falta de vitamina D.
Quais as doenças causadas pela falta de vitamina K?
A deficiência de vitamina K diminui os níveis de protrombina e outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K, causando coagulação defeituosa e, potencialmente, sangramento. A deficiência de vitamina K provoca a doença hemorrágica do recém-nascido. Alguns especialistas também consideram que existe uma anemia...
Quais os efeitos colaterais do excesso de vitamina D?
– Efeitos colaterais: o quadro clínico de intoxicação por vitamina D pode apresentar sinais e sintomas diversos: náusea e vômito, anorexia, dor abdominal, obstipação; polidipsia, poliúria, desidratação, nefrolitíase, nefrocalcinose, diabetes insipidus nefrogênico, nefrite intersticial crônica, insuficiência renal aguda ...
Que órgão do nosso corpo faz a ativação da vitamina D?
As duas formas de vitamina D, após sua ingestão ou formação na pele, estão na forma inativa, e, para tornarem-se ativas, necessitam passar por dois processos de hidroxilação. O primeiro ocorre no fígado, e o segundo ocorre nos rins. É nesse último órgão que a forma ativa será realizada.
Quais os alimentos que tem vitamina D?
Há dois tipos de vitamina D, a 2 e a 3, logo iremos explicar melhor sobre as duas formas e qual é a melhor absorvida pelo organismo. É considerada um hormônio esteroide, pois é produzida do colesterol quando há exposição da pele aos raios solares. Por esse motivo, também é conhecida como vitamina do sol.