1 Rel Receber, em ritos especiais, a consagração ou tornar(-se) sagrado, assumindo tarefas religiosas de culto a uma ou mais divindades; sagrar(-se): A Igreja consagrou todo o trajeto feito por Jesus antes de seu calvário.
Dedique seu coração a Deus. Consagrar-se é responder ao chamado espiritual de Deus para a consagração. Isso significa tomar uma decisão consciente e disposta de dedicar sua alma, mente, coração e corpo a Deus. Essa decisão deve ser feita com vontade, inteligência e afeto.
Quando algo foi consagrado a Deus significa que foi entregue a Ele, aos cuidados Dele, para que Ele faça como lhe aprouver, por exemplo uma vida consagrada a Deus, uma profissão, uma função, um ministério, até mesmo um objeto ou alimento consagrado a Deus.
Após a preparação, no dia da consagração deve-se participar da Eucaristia; depois da comunhão, se faz a consagração conforme a fórmula prevista no Tratado (cf. TVD 231). Caso não seja possível a participação na Santa Missa, pode-se fazer a consagração diante de uma imagem de Nossa Senhora.
Dia da Consagração: você deve realizar uma Confissão Geral (clique aqui.), Comunhão e Recitar a fórmula da Total Consagração (que está no fim do Tratado) em frente a uma imagem da Santa Virgem, não é obrigatória a presença do padre ou após a Comunhão, dentro do Rito da Santa Missa, se padre autorizar.