EQST

O Que Ser Um Maker?

O que é ser um maker?

A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.

O que é movimento Maker na educação?

O movimento maker, ou “faça você mesmo”, descontrói os padrões de atividades estanques e permite que os alunos desenvolvam seu conhecimento teórico através da prática. Com as atividades maker, os alunos aprendem a partir da construção de seus projetos, tornando o aprendizado um processo prazeroso.

Quais os conceitos da Cultura Maker?

A Cultura Maker é um movimento de incentivo à criação de instrumentos para aplicação própria, usando a criatividade e produtos já em seu poder para isso. Em outras palavras, é colocar as mãos na massa para desenvolver ideias na prática.

Como se tornar um Maker?

5 coisas que você precisa saber para se tornar um MAKER
  1. Robótica. O aprendizado da robótica passa por estudos de uma série de conceitos matemáticos, físicos e químicos. ...
  2. Programação. ...
  3. Entender de tecnologia. ...
  4. Utilizar as ferramentas. ...
  5. Desenvolver projetos. ...
  6. Tecnologia é na People!
13 de mai. de 2019

O que é comunidade Maker?

O movimento maker representa a cultura conhecida como “faça você mesmo” (DIY – do it yourself em inglês), ou ainda “mão na massa”. A proposta é promover o estímulo de pessoas comuns para que explorem sua criatividade e possam desenvolver soluções. ... E os adeptos deste movimento são conhecidos como makers ou fazedores.

Como posso começar um movimento Maker na minha escola?

Dicas para inserir a cultura maker na sua escola
  1. Integre ao programa pedagógico. ...
  2. Comece com tecnologias que sua escola já possui. ...
  3. Reorganize o mobiliário. ...
  4. Estimule a criatividade. ...
  5. Utilize diferentes tipos de tecnologias.
18 de ago. de 2019

Quais são os 5 Rs da Cultura Maker?

Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Os 5 Rs mostram-nos como devemos agir para melhorar o meio ambiente. Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente.

Quais são os tipos de atividades na Cultura Maker?

Trabalhar sustentabilidade, artes, elétrica, física e método científico é a combinação que o Science Buddies trouxe nesse projeto!

Qual a relação entre ser Maker e DIY?

O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Do it yourself” ou, em bom português, do “Faça você mesmo”. O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.

Como ser um educador Maker?

O primeiro passo para entender a cultura maker é compreender que há uma revolução tecnológica em curso. E, junto com essa revolução, temos que fazer uma revolução de aprendizagem. E o assunto deve ser debatido e inserido no contexto escolar porque precisamos preparar as nossas crianças para esse futuro.

O que é um laboratório Maker?

‍Laboratórios Makers são espaços montados dentro de escolas e universidades, compartilhados e voltados para que os alunos transformem a teoria em prática. É um lugar onde criações e ideias podem ser construídas de forma rápida e barata.

O que é brinquedos Maker?

Se trata de iniciativas infantis que o adulto deve acolher e enriquecer, porém devem ser planejadas e variadas. Para isso, a partir da observação dos pequenos brincando, o professor pode disponibilizar materiais que auxiliem o desenvolvimento da brincadeira ou que conduzam a outras experiências.

Como montar um espaço maker?

Por onde começar
  1. Inclua o tema no seu planejamento. Acrescente no seu planejamento, um dia na semana e ou em uma aula o “dia mão na massa”. ...
  2. Reorganize o mobiliário. Deixe o espaço acolhedor e colaborativo. ...
  3. Considere o erro. ...
  4. Exercite a criatividade com os materiais. ...
  5. Busque inspirações.
15 de mai. de 2019

Como aplicar a cultura maker na educação?

Quais são os valores do movimento maker?
  1. Fazer. “Fazer é tão fundamental que o significado de ser humano”, diz. ...
  2. Compartilhar. “Você não pode fazer e não compartilhar”, diz Mark. ...
  3. Dar. Mais do que compartilhar, Mark sugere dar o que você fez. ...
  4. Aprender. ...
  5. Ter as ferramentas certas. ...
  6. Brincar ou experimentar. ...
  7. Participar. ...
  8. Apoiar.
Mais itens...

Quais são os 5 Rs e seus significados?

Relembre as boas práticas 5R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar), e espalhe essa ideia! Reduzir o consumo desnecessário (e consequente geração de lixo) é o passo inicial e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício.

Quais são os 3 motivos que a cultura maker é considerada sustentável?

Nesse sentido, a Cultura Maker é sustentável, principalmente, por três motivos: A produção sob demanda. O uso responsável dos bens. O reuso dos recursos.

Quais os 5 pilares importantes dentro da cultura maker?

Revolução Maker
  • criatividade,
  • colaboratividade,
  • sustentabilidade e.
  • escalabilidade.

O que a cultura Maker tem a ver com a educação?

Você notou que a cultura maker na escola está ligada à criação de soluções ― tecnológicas ou não ― para situações-problema. ... Dessa forma, a educação maker é uma forma de ensino, geralmente caracterizada por uma abordagem colaborativa, que usa experiências práticas para encontrar a resolução de problemas.

Qual a relação da cultura Maker com a sustentabilidade?

Além dos benefícios destacados pela Pesquisa Nacional do Impacto do Ensino Maker na Educação, a cultura maker também é responsável por incentivar o processo colaborativo, a sustentabilidade e a replicação de soluções. “Esses parâmetros fazem parte da essência da cultura maker.