O Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. ... O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado.
A diferença entre os dois está na manipulação do leite, dos coalhos e das massas, além da prensagem e do tempo de cura ou maturação. O queijo Canastra é aquele produzido na região da serra da Canastra, que engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis.
Quantidades comuns
De acordo com ela, o queijo minas, também conhecido como queijo canastra, não possui baixa concentração de gordura. A nutricionista recomenda a troca pela ricota, pelo queijo cottage, ou pelo frescal. “Os queijos amarelos, além de possuírem mais gorduras, também possuem mais sal”, diz.
Como o nome já sugere, a principal diferença entre eles é o tempo de produção e maturação. ... Como o processo de maturação elimina água e assim concentra as gorduras do queijo, o meia cura torna-se bem mais calórico que o queijo frescal.
O Queijo Minas Artesanal é o queijo produzido nas fazendas mineiras, produzido através do leite cru e é uma herança histórica de Minas Gerais. ... Já o Queijo Minas Frescal é um queijo fresco, possui sabor menos intenso, massa crua e delicada e não passa pelo processo de maturação.
O Minas Frescal diz respeito ao queijo que é fresco, com cor bem branca (e que não derrete). ... Com relação à composição nutricional desse queijo, em 100 gramas é encontrado 264 kcal de calorias, 20,2 g de gorduras, 579 mg de cálcio. Já o minas padrão é aquele com aparência mais amarelada, tem textura macia e suave.
R$ 44,55.
O queijo feta é um queijo grego feito do leite de ovelha ou cabra. Ele é estocado numa salmoura e maturado por apenas dois meses. Esse queijo é de baixo valor calórico e com baixo teor de gordura.
A massa é esticada e espichada, e acaba formando fios. Depois, o queijo é enformado e resfriado, mantendo a estrutura de fios na massa. Isso faz com que, quando aquecidos em casa, eles amoleçam e não desmanchem. Os queijos que não passam pelo processo de aquecimento, esticamento e puxamento, não derretem.
Leve uma frigideira (ou grelha) antiaderente ao fogo médio para aquecer. Coloque as fatias de queijo, uma ao lado da outra, e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Atenção: alguns queijos podem demorar mais para dourar que outros, fique de olho. Com uma espátula, transfira as fatias para um prato e sirva a seguir.
Na hora de comprar o queijo coalho na padaria ou mercado, escolha sempre o queijo tipo A. Essa categoria do queijo é feito com menos sal e contém menos impureza!
O queijo pode ser derretido no forno ou no micro-ondas. Mas é importante escolher um tipo que realmente derreta e adicionar um de amido e um líquido para que não fique muito granulado. Esquente em fogo baixo ou em pequenos incrementos no micro-ondas até começar a derreter.
Como a ricota não derrete sob calor e não possui muita gordura, a chef sugere bater a ricota no liquidificador com leite ou creme de leite para dar liga aos recheios.
Para recuperar o queijo que ficou duro, é só deixá-lo de molho no leite de um dia para o outro.