O que que concesso do benefcio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
a carta de concessão do benefício ou simplesmente carta de concessão é um documento oficial emitido pelo INSS, após a aprovação de algum benefício previdenciário. Funciona, portanto, como um documento comprobatório, trazendo diversas informação úteis para o segurado – e em especial para os aposentados e pensionistas.
Porque minha aposentadoria veio menor?
Isto ocorre porque a autarquia entende que não havia insalubridade ou periculosidade, mesmo com o segurado anexando o PPP e/ou LTCAT. Outro motivo é quando salários de contribuição não são considerados. Nesse caso, o valor do benefício encolhe.
O que significa benefício suspenso por marca de erro?
Quando o benefício é concedido com erros Isso acontece pois, por muitas vezes, alguns benefícios do Instituto são incorretamente concedidos ou o valor da parcela é muito além do que o segurado teria realmente direito. Também pode ocorrer do segurado apresentar documentação falsa para comprovar seu direito.
Como proceder após receber a carta de concessão do INSS?
Ao receber a carta de benefício concedido, verifique no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.
É possível cancelar a aposentadoria?
O segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode desistir da sua aposentadoria a qualquer momento. ... Assim, não sacar os valores desses benefícios é a regra de ouro para desistir e cancelar o pedido da aposentadoria.
Porque meu benefício bem foi suspenso?
Quando INSS encontra alguma possível irregularidade no benefício, é enviado uma notificação ao segurado. ... Mas caso essa defesa não seja apresentada em até 30 dias após a notificação, o seu benefício ficará suspenso.
Quanto tempo eu tenho para desistir da aposentadoria?
30 dias
Prazo de 30 dias foi extinto para evitar transtornos aos beneficiários O segurado pode, a qualquer momento, desistir do pedido de aposentadoria, desde que não saque o primeiro benefício depositado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nem os recursos do FGTS ou do PIS.
O que acontece se não sacar a aposentadoria?
PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).