O que pode deixar os dentes amarelados? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para além do consumo de café, a ingestão de chá, vinho tinto, determinados refrigerantes e certos alimentos, assim como a ingestão excessiva de flúor e de alguns medicamentos (principalmente antibióticos), etc. podem tornar os dentes mais amarelos com o decorrer dos anos.
O que pode causar manchas no dente?
As alterações de cor ou pigmentação dos dentes são resultado da interação física e química entre os tecidos dentários e o agente causador da pigmentação, presente em diversos alimentos e bebidas, como o café e o vinho tinto. O escurecimento dental pode ser de natureza intrínseca ou extrínseca.
É normal ficar com os dentes amarelos?
À medida que envelhecemos, os dentes vão amarelando. "É normal que, com a idade, os dentes amarelem, pois desde que nascemos até nossa morte os submetemos a uma série de condições que provocam mudanças neles", disse Castro. Mas também é fundamental a forma como cuidamos de nossos dentes.
Quais alimentos e bebidas deixam os dentes amarelos?
Entre os exemplos mais comuns, que deixam os dentes amarelos, e devem ser evitados, estão:
vinho tinto;
café;
chás;
molho de soja e de tomate;
produtos industrializados em geral, como sucos, refrigerantes, doces e balas.
O que fazer quando o dente está manchado?
Entre as técnicas mais comuns para tratar as manchas estão:
clareamentos: podem ser feitos usando a técnica caseira ou profissional (com uso de laser e produtos químicos) de acordo com avaliação do dentista;
microabrasão: o dentista desgasta superficialmente o dente para remover a mancha;