A pesquisa é usada no diagnóstico das infecções causadas por micobactérias (Tuberculose e outras formas de infecções), além de auxiliar na monitorização de pacientes em tratamento com antimicobacterianos.
– A coleta de líquor e medula óssea é um procedimento médico e pode ser realizada no IHP através de agendamento prévio via CRC ou lojas (Mnemônico VIVO|PLOMB).
Feita para identificar micro-organismos que podem estar provocando uma infecção pulmonar (pneumonia) ou brônquica (bronquite). Uma amostra de escarro é colocada em um meio de cultura e os micro-organismos causadores são separados da flora respiratória normal e identificados.
Normalmente, a amostra de escarro é feita pela manhã, antes da pessoa comer ou beber qualquer coisa. Em alguns casos (especialmente se você está com suspeita de tuberculose), podem ser necessárias três ou mais amostras da manhã.
Pesquisa de BAAR - R$14,40 à vista - Labi Exames.
O escarro induzido apresentou, em comparação com o padrão áureo, sensibilidade de 57,5%, especificidade de 42,9%, valor preditivo positivo de 87,1%, valor preditivo negativo de 13% e acurácia de 55,6% (Tabela 5).
O PPD é o exame de triagem padrão para identificar a presença de infecção pela Mycobacterium tuberculosis e, assim, auxiliar o diagnóstico da tuberculose.
A radiografia de tórax é método diagnóstico de grande importância na investigação da tuberculose e deve ser solicitada para todo paciente com tiver suspeita clínica de tuberculose pulmonar.
Além do método de diagnóstico bacteriológico direto (baciloscopia do escarro), utiliza-se a cultura para BK que é o método bacteriológico mais sensível e específico disponível até o momento para o diagnóstico da TB. A cultura, por sua vez, requer menor número de bacilos no material examinado para ser positiva.
Consiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção. A dose dos fármacos varia com o peso da pessoa em tratamento.
Na maior parte dos casos são utilizados dois medicamentos: duas cápsulas vermelhas que contém os remédios rifampicina e isoniazida e quatro comprimidos brancos que contém o medicamento pirazinamida. POR QUANTO TEMPO OS REMÉDIOS SÃO USADOS? O tempo necessário para o tratamento da tuberculose é, em geral, seis meses.
Para crianças e adultos, o importante é ter uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos como batata, batata doce e mandioca, feijão, arroz, cereais e óleos não saturados, como os de soja ou milho. As vitaminas também são importantes, principalmente A, B, C e D, além de minerais.