O que o pulgo causa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os pulgões e produzem-se por partenogênese telítoca, em que cada fêmea dá origem a 2 – 4 ninfas/dia um total de 46 – 48 ninfas, que se desenvolvem mediante sucessivas mudas. O ciclo biológico completo do pulgão é o seguinte: o período ninfa varia de 5 a 6 dias, durante o qual são verificados 4 instares.
Qual o tipo da transmissão do vírus pelo afídeo?
A transmissão de vírus por afídeos pode ocorrer de modo não circulativo (não persistente e semipersistente) e circulativo (não propagativo e propagativo).
Como pulgão chega nas plantas?
Os pulgões tem parelhos bucais sugadores em forma de agulha de seringa chamado de estilete. Ao se alimentarem, inserem seu estilete nos vasos das plantas e se alimentam da seiva delas, causando danos diretos, pois provocam murcha generalizada, o enrugamento das folhas e a paralisação do desenvolvimento das plantas.
Quais os tipos de pulgão?
Sem tempo para ler agora?Baixe esta matéria em PDF
2.1 Pulgão do algodoeiro e do meloeiro.
2.2 Pulgão da espiga.
2.3 Pulgão do milho.
2.4 Pulgão verde.
2.5 Pulgão verde dos cereais.
4 de mai. de 2020
Quais as principais formas de transmissão de Fitovírus?
A transmissão dos vírus para as plantas podem ocorrer naturalmente ou artificialmente por meio dos homens de diversas formas. A transmissão natural poderá advir via sementes, pólen, material propagativo e vetores (fungos, ácaros, nematoides e insetos).
O que o Pulgao faz no trigo?
Os pulgões são insetos que, ao se alimentarem de plantas de trigo, de cevada, de aveia, entre outros, podem causar danos de duas naturezas: diretos (enfraquecendo as plantas pela sucção de seiva e provocando morte de tecido foliar pela injeção de toxinas salivares) e indiretos (transmitindo o Vírus do Nanismo Amarelo ...
O que causa pulgões nas plantas?
O pulgão indica que há excesso de nitrogênio. A falta de cálcio provoca a incidência de cochonilhas e também de lagartas, cuja presença sinaliza ainda a falta de boro. “Quase todas as pragas estão relacionadas à deficiência na adubação”, alerta.
Porquê da pulgão nas plantas?
O pulgão indica que há excesso de nitrogênio. A falta de cálcio provoca a incidência de cochonilhas e também de lagartas, cuja presença sinaliza ainda a falta de boro. “Quase todas as pragas estão relacionadas à deficiência na adubação”, alerta.
Quais os tipos de transmissão de vírus de plantas por insetos?
Porém, o processo de transmissão é mais complexo e distingue-se em dois tipos básicos: não-persistente (estiletar), em que o vírus adere ao estilete (aparelho bucal) do inseto su- gador, através do qual pode ser transmitido numa só picada de poucos segundos para uma planta sadia.
Quais os principais agentes de transmissão dos vírus em plantas?
Os vírus possuem vetores dentro da classe dos insetos (pulgões, cigarrinhas, moscas- -brancas, tripes, cochonilhas e besouros) e também ácaros, fungos, protozoários e nematoides.