O que o ndice de Simpson? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Índice de Simpson. É um índice de dominância e reflete a probabilidade de dois indivíduos escolhidos ao acaso na comunidade pertencerem à mesma espécie. Varia de 0 a 1 e quanto mais alto for, maior a probabilidade de os indivíduos serem da mesma espécie, ou seja, maior a dominância e menor a diversidade.
O que significa o índice de Shannon?
é um dos diversos índices da diversidade usados para medir a diversidade em dados categóricos. É simplesmente a informação entropica da distribuição, tratamento as espécies como símbolos e o tamanhos da respectiva população como uma probabilidade.
Como interpretar o índice de diversidade de Shannon?
O índice de Shannon (base neperiana) indica que a comunidade B é mais diversa (1,46) que A (1,38). Por outro lado, o índice de Simpson indica que a comunidade A é mais diversa (0,72) que a B (0,71). Isto acontece pois o índice de Shannon dá maior peso a riqueza de espécies do que o índice de Simpson.
Como calcular Equabilidade?
O índice de Equabilidade de Pielou é derivado do índice de diversidade de Shannon e permite representar a uniformidade da distribuição dos indivíduos entre as espécies existentes. Seu valor apresenta uma amplitude de 0, que é a uniformidade mínima, até 1, sendo esta, a uniformidade máxima.
Como calcular a abundância de espécies?
O tamanho da comunidade é representado por N, que indica o total de indivíduos, somadas todas as espécies. A expressão da abundância de cada espécie na comunidade recebe o nome de abundância ou densidade relativa (pi), representada por ni/N, ou seja, o número de indivíduos de cada espécie, pelo tamanho da comunidade.
Como calcular a abundância?
Por exemplo, caso a abundância do primeiro seja 75%, então: 100% - 75% = 25%. A abundância do segundo isótopo é 25%.