- Um eixo imaginário liga o Pólo Norte ao Pólo Sul, como se passasse por dentro do planeta. A Terra gira em torno desse eixo (e de si mesma), e cada volta dura um dia. Esse movimento chama-se rotação. Além disso, ela também gira em torno do Sol -e cada volta dessa dura um ano.
Eixo terrestre é uma linha imaginária que passa pelo centro da Terra, indo do Polo Norte ao Polo Sul. A Terra se movimenta em volta do eixo imaginário, perfazendo um total de 24 horas para completar o giro. Portanto essas vinte quatro horas de movimento resultam em um dia e uma noite.
Introdução. Denominam-se polos geográficos (Norte e Sul) os pontos em que o eixo imaginário de rotação da Terra cruza a superfície do globo. O mesmo conceito é usado para os demais planetas do Sistema Solar. Os polos geográficos (ou verdadeiros) têm posição fixa na superfície do globo terrestre.
O quadrado tem 4 eixos de simetria (uma reta vertical, uma horizontal e duas diagonais) e o Retângulo 2 eixos (uma reta vertical e uma horizontal).
Num quadrado (polígono regular com 4 lados) temos 4 eixos de simetria! Num pentágono (polígono regular com 5 lados) temos 5 eixos de simetria! Num hexágono (polígono regular com 6 lados) temos 6 eixos de simetria!
Eles também podem ser divididos ao meio na diagonal. Isso significa que o quadrado tem os dois eixos de simetria que todos os retângulos possuem mais dois, cada diagonal. Todos os quadrados têm quatro eixos de simetria.
Rectângulo: Tem 2 eixos de simetria. Quadrado: Tem 4 eixos de simetria. Losango: Tem 2 eixos de simetria. Trapézio isósceles: Tem 1 eixos de simetria.
O triângulo eqüilátero possui 3 eixos de simetria e portanto um centro de simetria. Conseqüências: a bissetriz, a mediana, a mediatriz e a altura relativas a um mesmo vértice são coincidentes com o eixo de simetria. o incentro, o circuncentro, o baricentro e o ortocentro coincidem com o centro de simetria.
Olhem bem, o apótema r, ou o raio da circunferência inscrita no triângulo equilátero equivale a 1/3 da altura do triângulo. Já o raio R, ou o raio da circunferência circunscrita no triângulo equilátero equivale a 2/3 da altura do mesmo triângulo.