Benchmark é um parâmetro usado como referência de performance de uma determinada ação, ativo ou fundo de investimento. Benchmarks possibilitam a análise de desempenho do investimento em relação a um indicador pré-definido; o benchmark de um fundo dedicado a ações, por exemplo, pode ser o IBOVESPA, ou o IBRX.
No universo da computação, benchmark é o ato de comparar de forma eficiente a performance entre dispositivos utilizando um ou mais programas. Para conseguir compará-los de maneira equivalente, é preciso realizar uma série de testes e analisar inúmeros dados diferentes.
Para fazer o benchmarking corretamente, você pode seguir os seguintes passos:
O processo de Benchmarking tem, em geral, 5 fases: planejamento, coleta de dados, análise, adaptação e implementação. Mas a metodologia, mais detalhada, descrita por CAMP (1998) apresenta as seguintes etapas: Identificar os marcos de referência.
Mitos do benchmarking
Segundo ela, o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida. Trata-se de um processo para medir e comparar continuamente os processos empresariais de uma organização em relação aos líderes mundais. Visa obter informações que podem ajudar a organização a agir para melhorar o seu desempenho.
O benchmarking surgiu na americana Xerox. Nos anos 1970 a empresa já fazia pesquisas sobre seus concorrentes e utilizava os dados para melhorar seus resultados. Mas foram os japoneses que otimizaram a ferramenta e a usaram para dominar o mercado automobilístico nos anos 1980.
10), o benchmarking pode ser definido como “um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processo de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional”.
O downsizing é um processo que acontece quando existe uma redução da força de trabalho de uma empresa. O objetivo é ajustar o número de empregados de acordo com a produtividade e reduzir custos.
Conheça os principais tipos de benchmarking
Esta prática não significa copiar o que a concorrência está fazendo, mas aprender com ela através da observação e comparação das melhores práticas. O benchmarking pode e deve ser utilizado mesmo quando buscamos um posicionamento competitivo de unicidade (sermos reconhecidos como únicos, à parte da concorrência).
Nesse sentido, o Benchmarking contribui para que as organizações assimilem as boas práticas em produtos, serviços e processos dos concorrentes ou de outros negócios. Através do aprendizado contínuo, essa prática visa aumentar a eficiência das empresas e alcançar diferenciais competitivos.
Estas são as principais vantagens da utilização do Benchmarking:
Esse é o propósito do Benchmarking, palavra em inglês que define a busca por melhores práticas. Isso significa que uma empresa pode comparar produtos, processos empresariais, serviços e metodologias utilizadas pelos rivais ou parceiros. Na área de RH, essa prática é muito comum.
O benchmarking consiste na pesquisa e conhecimento profundo de quem são os concorrentes do setor e como eles trabalham. É uma investigação contínua de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre uma organização e seus concorrentes.
No entanto, uma desvantagem do benchmarking interno é que corre o risco de não alcançar os objetivos de forma satisfatória, pois as ações podem estar relacionadas com os mesmos paradigmas utilizados, o que diminui a chance de grandes conquistas.
Os benefícios do benchmarking A função principal em se utilizar os processos de benchmarking é buscar as oportunidades de melhorias da empresa por meio do conhecimento do mercado, superando-o. ... Promova o conhecimento do meio empresarial competitivo; Processo de mudança e contínua melhoria em relação a concorrência.
O benchmarking ajuda uma instituição a verificar, de maneira sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes. Isso acontece por meio de comparação com outras organizações da mesma área em que ela está inserida.
O benchmarking consiste na pesquisa e conhecimento profundo de quem são os concorrentes do setor e como eles trabalham. É uma investigação contínua de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre uma organização e seus concorrentes.
Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas “companhia-a-companhia” para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Benchmarking é uma técnica muito usada como ferramenta de gestão, as vezes, você a pratica e nem sabe. ... Então, isso é benchmarking, comparar práticas de uma organização com medidas de quem melhor sabe fazer as mesmas práticas. Assim, você observa e adapta para conseguir um melhor resultado.
BENCH - Abreviação de benchmarking. ... BENCHMARKING - Processo de troca de ideias e comparação de práticas empresariais, visando o melhor resultado da empresa. É uma prática comum dentro da rede dos empresários juniores.
O Benchmarking é a forma que as empresas tem de verificar em outras empresas, no mesmo ramo ou não como elas realizam determinada tarefa afim de retirar idéias buscando a melhoria de seus próprios processos, lembrando sempre que não adianta apenas copiar a idéia, ela precisa ser adaptada para a realidade de cada ...
Melhoria na produtividade dos funcionários A gestão da qualidade contribui também para o aumento da produtividade da força de trabalho de uma organização, pois os processos de produção passam a ser bem mais eficientes.
Aborda a percepção empresarial em relação ao tema, reconhecendo a gestão ambiental como um dos pilares do crescimento sócio-econômico. E dentro deste contexto aponta o Benchmarking Ambiental Brasileiro como opção de crescimento e amadurecimento de nosso modêlo empresarial, opção esta confirmada pelas pesquisas do Prof.