EQST

O Que O Autor Ianni Defendia?

O que o autor Ianni defendia?

Ele freqüentou as culminâncias do pensamento; era um lutador pelo socialismo, pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores. ... Militante de esquerda, pensador marxista, estudioso incansável das contradições sociais, Ianni foi daqueles intelectuais raros que fundem teoria e prática, ação e pensamento.

Quais foram os temas Sociologicos apresentados por Octavio Ianni?

Octavio Ianni Sociólogo brasileiro Foi um pensador devotado à compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las. ... Ianni participou da chamada escola de sociologia paulista, que traçou um panorama novo sobre o preconceito racial no Brasil.

Qual a obra escrita por Octavio Ianni que marcou o pensamento social brasileiro?

Raças e classes no Brasil, 1972. Ditadura e agricultura, 1992. A ditadura do grande capital, 1992.

O que o sociologo Paulista Octavio Ianni dizia a respeito da desigualdade social?

Para Ianni, a questão social atravessa a história da formação da sociedade brasileira como fruto das desigualdades econômicas, políticas e culturais, cujas ex- pressões mais latentes são a questão de classe, a questão racial e as desigualdades regionais sempre tencionando a relação entre sociedade civil e o poder ...

Quais são as influências sobre a sociologia de Florestan Fernandes?

Influenciado pelo marxismo, foi o criador da teoria crítica sociológica no Brasil, e seus estudos assumiram um viés interpretativo sobre os dilemas da dominação de classes no país, tornando a leitura de sua obra indispensável para o conhecimento histórico da organização da sociedade brasileira e da sociologia no Brasil ...

Quais as conclusões de Octavio Ianni sobre as desigualdades?

Em sua obra Otavio Iani apontou a existência da discriminação em razão da cor e origem da pessoa, mas vale ressaltar que o campo de pesquisa do autor foi restrito à região sul. Mais especificamente Curitiba e Florianópolis, sendo assim os números não podem ser generalizados.

Qual é a relação entre a escravidão e a questão social no Brasil?

A formação econômica do Brasil é baseada no escravismo colonial, temos assim a principal evidência que a escravidão é a raiz latente da questão social no Brasil Colônia.

Qual era a importância de Florestan Fernandes para a sociedade?

A importância de Florestan Fernandes na defesa da educação pública e na dos direitos pode ser medida por sua participação na elaboração da Constituição Federal de 1988 como deputado constituinte e por sua participação na elaboração da lei 9394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).

Quais as contribuições de Florestan Fernandes para a educação?

Florestan Fernandes acreditava que a educação deveria ser, para os alunos, uma experiência transformadora que desenvolvesse a criatividade, dando condições de se libertar da opressão social. Mas, para isso, a escola deveria deixar de reproduzir os mecanismos de dominação de classe da sociedade.

Quais os reflexos da escravidão na sociedade brasileira?

No Brasil, um negro tem quase três vezes mais chances de ser assassinado do que um branco. O dado foi revelado pelo IBGE, no informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça, que analisou o número de assassinatos entre 2012 e 2017. Foram 255.000 pessoas negras assassinadas durante o período.

Como a escravidão afeta a sociedade brasileira até hoje?

Violência Étnica Comprovou-se que, a cada três assassinatos no país, dois deles são de negros. Além disso, obteve-se o dado de que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio no Brasil é 3,7 vezes maior do que um branco.

Qual era a teoria de Florestan Fernandes?

A partir da teoria marxista, Fernandes analisa a inserção do negro quando este passou de ser propriedade para um ser dotado de liberdade. Do ponto de vista de Fernandes, o negro não teria sido integrado dentro da sociedade capitalista, pois este grupo era o mais desfavorecido se comparado aos brancos.

Quais as ideias de Florestan Fernandes?

Defensor da educação, Fernandes lutou enquanto político para promover um sistema que garantisse escolas laicas, públicas, gratuitas e de qualidade para todos os jovens do Brasil.

Qual foi a contribuição de Florestan Fernandes?

Influenciado pelo marxismo, foi o criador da teoria crítica sociológica no Brasil, e seus estudos assumiram um viés interpretativo sobre os dilemas da dominação de classes no país, tornando a leitura de sua obra indispensável para o conhecimento histórico da organização da sociedade brasileira e da sociologia no Brasil ...

Quais foram as ideias de Florestan Fernandes?

Sua atuação política deu-se a favor da redução da desigualdade social no Brasil e da melhoria da educação pública. Florestan Fernandes participou das primeiras discussões e da formulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), que foi promulgada em 1996 e registrada como Lei 9.394/96.

Qual a importância de um sociólogo na sociedade?

A sociologia pode nos ajudar a entender as causas e tensões subjacentes. Contribui para tornar bons cidadãos e encontrar soluções para os problemas da comunidade. Acrescenta ao conhecimento da sociedade. Ajuda o indivíduo a encontrar sua relação com a sociedade.