Em suma, Locke coloca a propriedade como um direito natural, ou seja, um direito inerente ao homem, dele não se destacando. Segundo o filósofo: cada homem tem uma 'propriedade' em sua própria 'pessoa'; a esta ninguém tem qualquer direito senão ele mesmo.
Considerado o pai do liberalismo, o filósofo inglês John Locke (1632-1704) concebia a propriedade privada como um conceito central. Para ele, o fundamento da propriedade estava no próprio homem, em sua capacidade de transformar a natureza pelo trabalho.
Hobbes acredita que a propriedade só existe no estado civil, e que é uma criação do Estado-Leviatã, logo, podemos dizer que no estado de natureza a questão da propriedade é inexistente. Por ser fruto do Estado, a propriedade pode ser suprimida por este.
Contrato Social segundo Thomas Hobbes Para Hobbes, os homens precisavam de um Estado forte, pois a ausência de um poder superior resultava na guerra. ... O Estado, por sua parte, terá o dever de evitar conflitos entre os seres humanos, velar pela segurança e preservar a propriedade privada.
O contratualismo é uma teoria política e filosófica baseada na ideia de que existe uma espécie de pacto ou contrato social que retira o ser humano de seu estado de natureza e coloca-o em convivência com outros seres humanos em sociedade.
Enquanto para Locke a propriedade é um direito natural, para Rousseau, assim como Hobbes ela é um direito civil. ... Através do contrato social o indivíduo transfere direitos naturais para que eles sejam convertidos em direitos civis, suas ações, antes guiadas por instintos passa a ser orientadas por leis civis.
As principais ideias de Jean Jacques Rousseau começam pela total liberdade do homem, sendo que o filósofo iluminista defendia e acreditava que o homem deveria ser livre para agir e pensar. A liberdade já era da própria natureza do homem, ou seja, ele já nascia com o objetivo de ser livre.
Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica. O objetivo desse trabalho é comparar duas formas diferentes de explicar a origem das idéias . ... Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas.
O Contrato Social
O Espírito das Leis
Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas. ... Pode-se concluir que o iluminista Voltaire foi de grande importância para o desenvolvimento da literatura de entretenimento moderna, que hoje é muito importante para a formação dos leitores, particularmente dos leitores infanto-juvenis.
Montesquieu foi um dos mais importantes filósofos e pensadores do iluminismo francês, ao lado de Voltaire e Rousseau. Considerado um dos criadores da “Filosofia da História”, sendo sua maior contribuição teórica, a separação dos poderes estatais, sistematizados em três tipos: executivo, legislativo e judiciário.
Principais Ideias
1-As principais críticas eram sobre a escravidão, educação, economia, religião, os privilégios da nobreza e do clero, a política e ao colonialismo. As propostas dos iluministas era uma nova maneira de organizar a sociedade, a construção de uma nova sociedade.
Em suas obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas. Também foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura política e social do Antigo Regime.
O iluminismo criticava o poder central do rei, a sociedade estamental, o mercantilismo, a falta das liberdades necessarias a vida do homem enquanto ser humano e a falta da participação do 3º estado nos assuntos nacionais e na economia.
As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: - Mercantilismo. - Absolutismo monárquico. - Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. ... Os iluministas criticavam a concentração de poderes nas mãos do governante (rei) e propunham um governo constitucional, com divisão dos poderes e respeito à soberania popular.
Os iluministas condenavam o Antigo Regime, o Absolutismo. Buscavam esclarecer as pessoas da hipocrisia que era a sociedade moderna, que na realidade era conservadora em sua política e enganadora em sua ideologia. ... Os iluministas exaltavam a razão como sendo responsável pela libertação das mentes.