EQST

O Que Instabilidade Femoropatelar?

O que é instabilidade femoropatelar?

A instabilidade da articulação femoropatelar é uma das causas mais comuns da dor anterior no joelho. A incidência pode acometer entre 10 a 40 pessoas em 100.000 habitantes, sendo responsável por aproximadamente 11% das queixas musculoesqueléticas, principalmente em jovens do sexo feminino¹.

O que causa a instabilidade patelar?

As principais são a patela alta, aumento da inclinação patelar por tensão lateral, sulco da tróclea raso, e um ângulo muito elevado entre a direção tração da musculatura da coxa e a direção da tração do tendão patelar (o aumento do ângulo Q).

O que significa femoropatelar?

A síndrome da dor femoropatelar é um termo amplo usado para descrever a dor na parte da frente do joelho e ao redor da patela, ou rótula.

O que é instabilidade articular?

A instabilidade articular ocorre quando os tecidos – como músculos, ligamentos e ossos – enfraquecem. Uma vez que são fracos, eles não mantêm mais os ossos da articulação no lugar apropriado. As articulações são flexíveis, permitindo o movimento.

Como tratar patela deslocada?

Tratamento. O tratamento imediato do deslocamento da patela é redução; a maioria dos pacientes não requer sedação ou analgesia. A redução é realizada com o quadril do paciente flexionado. Então os médicos movem suavemente a patela no sentido medial, estendendo simultaneamente o joelho.

O que é a Síndrome femoropatelar?

A Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) é caracterizada por dor na região frontal do joelho, que se agrava durante atividades que aumentam as forças compressivas na articulação femoropatelar (AFP) 1.

O que causa a Síndrome da dor femoropatelar?

Ainda não está claro para a ciência quais são todas as causas da Síndrome da Dor Fêmoropatelar, mas normalmente esta patologia pode estar associada ao desgaste da cartilagem retropatelar, sobrecarga ou impacto, ou seja, fatores que causam um desequilíbrio biomecânico da patela.

Como tratar instabilidade articular?

A depender da articulação acometida e da causa da instabilidade, pode se tratar com fortalecimento muscular ou cirurgia. O fortalecimento muscular aumenta o tônus e permite movimentos articulares mais estáveis, principalmente nos casos crônicos.

Como aliviar a dor do joelho deslocado?

O tratamento é iniciado com repouso, evitando ao máximo colocar o pé no chão, de forma a não fazer peso sobre o joelho. Para isso, a perna deve manter-se elevada e para a pessoas se deslocar, podem ser usadas muletas.

Quais os sintomas da Síndrome da dor femoropatelar?

O paciente que desenvolve a síndrome da dor fêmoropatelar refere aumento da dor ao subir e descer escadas, agachar e saltar, e até mesmo ao ficar sentado por um longo período (sinal do cinema). Outros sintomas incluem os estalos ao andar e correr e “sensação de areia” dentro da articulação.

Como prevenir a dor femoropatelar?

Como se prevenir da dor Femoropatelar
  1. Faça alongamentos antes dos exercícios físicos, especialmente antes de correr;
  2. Aumente a intensidade dos exercícios de forma gradual;
  3. Promova um aumento na duração através de recomendações dadas por profissionais da área esportiva;
Mais itens...