Cocção é a etapa que os alimentos são submetidos a tratamento térmico por um tempo determinado. O que indica a liberação de fumaça esbranquiçada durante a cocção por fritura? Esfriamento do óleo.
Considerando-se apenas alguns parâmetros de qualidade, um óleo de fritura de boa qualidade deve obedecer os seguintes parâmetros: – Ácidos graxos livres (%) – 0,05 – 0,1; – Índice de peróxido (meq O2/kg) – 0,5 – 1,0; – Umidade (%) – máx.
Se optar pela reutilização, não faça isso mais do que três vezes. Quanto mais escuro o óleo fica, mais prejudicial ao organismo. A composição química muda completamente, mais bolhas de ar se formam e sua estrutura torna-se cada vez mais inflamatória e oxidativa.
Como reciclar o óleo de cozinha usado Depois de cozinhar, armazene o óleo usado em garrafas plásticas. Feche bem para evitar que ele entre em contato com outras substâncias. Várias cidades possuem instituições e empresas que aceitam doações e, assim, fazem sabão com o óleo de cozinha usado.
Dicas
Armazene o óleo em uma garrafa de vidro escuro e com uma tampa firme. Se ele vier em um recipiente de vidro transparente, por exemplo, use um funil para transferir o conteúdo e não derramar. A luz do sol degrada a qualidade do óleo e usar garrafas de tons mais escuros, como azul e verde, evita que isso aconteça.
Azeite – Não há necessidade alguma de armazenar óleo ou azeite na geladeira. O frio vai deixá-los com uma consistência espessa e pode alterar o sabor original deles. Além disso, o azeite também absorve o cheiro de outros alimentos ao seu redor, o que não é nada legal.
Depois de analisar o óleo usado por restaurantes do tipo self-service, ele concluiu que para manter a qualidade o produto deve ser trocado no máximo a cada seis dias.
Nossa principal dica é mantê-lo na geladeira para garantir o frescor do produto. O Óleo de Coco Virgem, da Inoar, pode ser refrigerado até o fim do prazo de sua validade. É importante lembrar também que a exposição aos raios solares, embora o óleo seja um produto muito resistente, pode prejudicar a eficácia.
Então, ele fica o líquido super-rápido. Gente, é só você colocar no congelador por uns dez minutinhos, quinze minutinhos, que ele já vai estar pronto, eu vou te ensinar como que você vai utilizar. ... Pra não ficar líquido e e virar o óleo novamente.
Ponha o pote de óleo de coco na água. O nível da água deve ficar acima da tampa do pote de óleo de coco ou ele não vai derreter direito. Se o pote começar a flutuar na água, coloque alguma coisa pesada em cima dele. Por exemplo, um prato empurrará o óleo de coco para baixo para que ele fique surmerso na água quente.
Então, para abri-lo com facilidade, experimente virá-lo de ponta cabeça e, segurando a parte de vidro, bata com força com a outra mão no fundo do pote. Retorne à posição normal e verifique se a pressão causada pelo líquido foi suficiente para eliminar o vácuo e permitir a abertura da tampa.
Para isso, basta usar uma luva, colocar papel filme sobre a tampa ou até mesmo pôr um elástico de borracha ao redor dela. Se o problema estiver no vácuo usado para vedar o pote, bata na tampa com uma colher ou vire o recipiente de ponta cabeça, dentro de um pouco de água.
Deixe que o ímã do abridor se prenda na lata enquanto ela é cortada. Isso fará com que a tampa suba um pouco. Quando a tampa estiver completamente cortada, levante a parte de cima da cabeça do cortador. Retire a lata do abridor com cuidado.
Dê batidinhas na tampa com uma colher de madeira Pegue uma colher de madeira (preferencialmente), e dê algumas batidinhas sobre a tampa do pote. Isso deve fazer com que ele se mova levemente (mesmo que você não perceba) e libere o vácuo que dificulta o processo de abertura. É simples e rápido!
Abrir a lata Apoie a mão aberta sobre a tampa e, com o auxílio de um abridor específico ou de uma chave de fenda, vá levantando, com calma, a borda. Cuidado para não amassar! Algumas embalagens possuem sistema próprio de abertura e fechamento. Aí, basta seguir as instruções do fabricante.