EQST

O Que Foi A Guerra Do Peloponeso E Como Terminou?

O que foi a Guerra do Peloponeso e como terminou?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

Como Atenas foi destruída?

Em 338 a.C., Atenas foi derrotada na Batalha de Queroneia por Felipe da Macedônia e perdeu definitivamente sua independência.

O que aconteceu com Atenas?

Atenas passou por diversas guerras e conflitos. No século V a.C. enfrentaram os Persas nas Guerras Médicas, que tentavam invadir o território ateniense. Os persas foram derrotados e Atenas saiu fortalecida e com prestígio na região. A partir disso Atenas passou a ser considerada a cidade de maior importância da Grécia.

Quem derrotou Atenas?

Esparta

O que aconteceu com Atenas depois da Guerra do Peloponeso?

Com o fim da guerra, Atenas perdeu seu poder na península, e instaurou-se a hegemonia política e econômica de Esparta, que tinha o sistema voltado para o fortalecimento militar. Os oligarcas acabaram com a Confederação de Delos, entregando todo o resto da fronteira para Esparta.

Quais foram as consequências da guerra do Peloponeso para as polis gregas?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

Como foi a ascensão de Felipe segundo após o fim da Guerra do Peloponenso?

A vitória espartana em Egospótamos e seu controle do Helesponto subjugaram Atenas, pela fome, até a rendição, em abril de 404 a.C.. Seguiu-se imediatamente um golpe oligárquico, apoiado por Esparta, e o reino de terror da 'Tirania dos Trinta'. A democracia foi restabelecida em 403 a.C..

Quem matou Filipe?

Pausânias

Como Filipe II da Macedónia morreu?

outubro de 336 a.C.

Como a Guerra do Peloponeso pode ser entendida como o fim da organização e independência das cidades estados gregas?

Esta guerra de gregos contra gregos representou o fim da democracia ateniense e o início do declínio da civilização grega, pois o enfraquecimento decorrente do conflito resultou no domínio macedônico um século depois.

Porque as cidades de Esparta e Atenas eram rivais?

Assim como outras cidades-estados, eram rivais e, apesar das semelhanças próprias de uma civilização comum, opostos (começando por suas origens, pois os atenienses vieram dos povos responsáveis pela civilização creto-micênica, enquanto os espartanos descendem dos guerreiros dóricos). ...

Quais são as principais cidades Estados da Grécia antiga?

Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.

Qual era a relação dos deuses cultuados pelos povos mesopotâmicos e as Cidades-estado?

Os deuses da religião mesopotâmica representavam os elementos da natureza (água, ar, Sol, terra, etc.). Diversas cidades possuíam seus próprios deuses. Marduque, por exemplo, era o deus protetor da cidade da Babilônia, na época do reinado de Hamurabi.

Porque não existe um estado unificado na Mesopotâmia?

Resposta: porque a mesopotâmica era formada por cidades-estados, cada cidades-estado tinha a sua própria administração.

Que características definem as Cidades-estados gregas?

As pólis gregas eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.

Quais são as características de uma cidade Estado?

Cidades-Estado possuíam um alto nível de independência, o que levava as seguintes características, tais como: - liberdade e autonomia política e econômica; - sem separação de áreas rurais e urbanas; - governo, leis e costumes próprios.