Uma contração muscular, na qual uma extremidade do músculo está fixa e outra móvel, contra uma força constante é denominada isotônica. Por outro lado, quando as duas extremidades musculares estão fixas, impossibilitando a variação do comprimento muscular, temos uma contração denominada isométrica.
Quando um músculo é ativado e desenvolve força, mas nenhum movimento visível ocorre na articulação, acontece uma ação muscular isométrica. Isso pode ocorrer quando um peso é mantido estacionário ou quando uma carga é muito pesada para ser levantada ainda mais.
A força isométrica ocorre quando existe a contração muscular, todavia sem a alteração do comprimento do músculo. Já a força isotônica decorre do alongamento ou encurtamento constante em contra-peso com uma força contrária de resistência.
Exercício resistido é um tipo de exercício que aumenta a força dos músculos com o levantamento de pesos ou o uso de faixas elásticas.
A partir dos estudos apresentados podemos concluir que o treinamento resistido promove o aumento da força e da hipertrofia muscular. A maioria dos estudos demonstrou haver interferência tanto na variação da carga, quanto no programa de treinamento ao qual o aluno está sendo submetido para que esses processos ocorram.