HEMÓLISE – DICAS PARA EVITAR E PRINCIPAIS CAUSAS - CARTAZ
Hemólise é o processo no qual ocorre o rompimento da membrana das hemácias e o consequente lançamento no meio de hemoglobina e outras substâncias. A hemólise pode ocorrer no corpo humano ou durante o processamento do sangue.
Cuidados na Coleta
A falha na homogeneização adequada do sangue em tubo com anticoagulante precipita a formação de microcoágulo, por isso, seguindo estas sugestões do processo da fase pré analítica, acarretará na qualidade da amostra biológica./span>
Após a retração do coágulo você pode separar o soro de duas maneiras: espontânea ou mecânica. 1- Aspire e transfira cuidadosamente o soro para um tubo limpo, previamente identificado. Use uma pipeta Pasteur ou automática. Cuidado: não toque o coágulo para que as células não se misturem com o soro.
A sorologia está relacionada ao estudo analítico do soro sanguíneo. De forma prática, o principal objetivo do exame de sorologia é identificar a presença de antígenos pertencentes a vários microrganismos e de anticorpos que são desenvolvidos como resposta à presença destes agentes infecciosos no sangue do paciente.
Resposta. A diferença entre soro, sérum ou sero e plasma é que: o soro é plasma sanguíneo sem fibrinogênio, liberado após a coagulação do sangue enquanto o plasma é preparado para coagulação do sangue, e com função no mecanismo de defesa do organismo./span>
A diferença entre soro e o plasma é que o soro é o plasma sem fibrinogênio, liberado após a coagulação do sangue, enquanto o plasma é preparado para coagulação do sangue, e com função no sistema imunológico.
As vacinas são usadas na prevenção de viroses e doenças bacterianas. Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.