EQST

O Que Crime Inominado?

O que é crime inominado?

48) Crime Inominado: Partindo da premissa de que em matéria penal não há direitos adquiridos, criou uma categoria de crimes consistentes na violação de uma regra ou bem jurídico do indivíduo consagrados pela lei penal, apresentando caráter ilícito pela ausência de qualquer direito, legal ou natural, que pudesse ...

O que é o crime de forma livre?

O crime de ação livre é aquele que pode ser praticado pelos mais variados meios, como o homicídio, que pode ser executado por meio de facadas, disparos de arma de fogo, envenenamento, esganadura etc.

O que é um crime de execução?

Crime de execução livre é aquele que admite variadas formas para a prática da conduta típica, como o homicídio, cometido por golpes de faca, disparo de arma de fogo, envenenamento, esganadura etc.

O que é o crime próprio?

Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo.

O que é um crime de execução qualificada?

Os modos de execução que qualificam o homicídio estão previstos no inciso IV do art. 121, § 2. ° CP: são os que dificultam ou tornam impossível a defesa da vítima (à traição, de emboscada, com surpresa). A traição é caracterizada pela perfídia e pela deslealdade (RF 159/385; 165/334).

Qual é o objetivo da lei de execução penal?

LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

O que é crime Famulativo?

157 CP) onde há um furto com ameaça, ou furto com violência, temos dois tipos penais fundidos em um tipo só. Crimes famulativos são os crimes individualmente considerados no crime complexo, que compõem a sua estrutura. Essa classificação já foi cobrada em diversas provas de concursos do Ministério Público.

O que é atenuantes em um processo?

São circunstâncias legais, objetivas ou subjetivas, que influem na quantificação da pena, diminuindo-a, em razão da particular culpabilidade do agente. Servem de orientação para o juiz diminuir a pena na segunda fase da fixação.

O que é um crime de dano?

É aquele que pressupõe a efetiva lesão ao bem jurídico tutelado, como é o caso do crime de homicídio, em que há morte da vítima, sendo a vida o bem jurídico tutelado; e como é o caso do furto, em que se lesiona o patrimônio da pessoa, bem este juridicamente tutelado.

O que qualifica o delito de dano?

Dano qualificado (art 163 do Código Penal) é destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia com violência à pessoa ou ameaça. A pena pode chegar a 3 anos de detenção. ... As penas só chegariam a 9 anos se o documento suprimido fosse público (nesse caso, a pena máxima é de 6 anos).

O que é crime de mão própria é crime próprio?

O crime próprio, por sua vez, é o crime que exige uma qualidade especial do sujeito; qualidade esta exigida no próprio tipo penal. ... O crime de mão própria é o crime cuja qualidade exigida do sujeito é tão específica que não se admite co-autoria.