EQST

O Que Contrapropaganda E Quando Utilizada?

O que é contrapropaganda e quando é utilizada?

A contrapropaganda é utilizada em situações para contrariar os esforços de propaganda existentes e, portanto, para compreender a contrapropaganda requer uma compreensão clara da propaganda. ... Na prática, a propaganda consiste em comunicar uma mensagem controlada a um público-alvo.

O que é Contrapublicidade?

Contrapublicidade seria o termo correto. O referido julgado mostra uma prática corriqueira no mercado. A contrapropaganda, portanto, foi a sanção imposta ao fornecedor que veiculou a publicidade enganosa, por anunciar uma falsa informação em relação ao preço dos produtos.

É permitido ao Procon impor ao fornecedor a penalidade administrativa de contrapropaganda?

os órgãos de defesa do consumidor somente possuem autonomia para aplicação das penas de multa, apreensão de produto e imposição de contrapropaganda (I, II e XII). tem caráter confiscatório e observará (art. 57): — a gravidade da infração; — a vantagem auferida pelo fornecedor; — a condição econômica do fornecedor.

Qual orientação para execução da sanção de contrapropaganda?

A aplicação da sanção de contrapropaganda obedecerá ao disposto no artigo 60 da Lei Federal nº 8.078/1990 e nos artigos 21 a 23 da Portaria Normativa Procon nº 45/2015.

O que é contrapropaganda explique como ela pode surgir e ser aplicada no ordenamento jurídico brasileiro?

A contrapropaganda é uma das medidas que o Código de Defesa do Consumidor coloca à disposição dos legitimados à defesa de interesses difusos, para combate de publicidade enganosa ou abusiva.

Quando ocorre a publicidade enganosa?

Será considerada enganosa a publicidade que, veiculada por qualquer meio de comunicação, contenha informações completa ou parcialmente falsas, ou quando não trouxer informações essenciais, caracterizando, assim, a publicidade enganosa por omissão, capaz de levar o consumidor a erro sobre os elementos dos produtos ou ...

O que é uma propaganda enganosa?

Segundo o artigo 37 do CDC, uma propaganda é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando ela traz uma informação falsa que faz com que o possível cliente tenha uma ideia errônea sobre o que está sendo ofertado.

O que é o Puffing?

O puffing, também conhecido como o exagero publicitário, é técnica de publicidade que se baseia na prestação de informações de forma extravagante para convencer o consumidor a adquirir determinado produto ou serviço.

Quais as penalidades administrativas possíveis para os fornecedores?

Da apreensão, inutilização, de proibição de fabricação de produtos, de suspensão do fornecimento de produto ou serviço, de cassação do registro do produto e revogação da concessão ou permissão de uso – Procedimento Administrativo.

Qual é a intenção das sanções administrativas do Procon?

Dentro desta ótica, o PROCON é uma autoridade administrativa que detém as atribuições de fiscalizar e controlar o mercado de consumo, aplicando sanções estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor.As sanções administrativas são meios de o Estado cumprir efetivamente a sua função de amparo aos direitos do consumidor.

Quais são as sanções administrativas aplicadas por infrações das normas de defesa do consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor dispõe em seu art. 56 que as infrações das normas de defesa do consumidor ficarão sujeitas a sanções administrativas, como multa, proibição de fabricação do produto, suspensão temporária de atividade, e outras que estão elencadas no mesmo artigo.

Como e quando ocorre o Puffing?

O puffing, também conhecido como o exagero publicitário, é técnica de publicidade que se baseia na prestação de informações de forma extravagante para convencer o consumidor a adquirir determinado produto ou serviço.

O que fazer diante de uma propaganda enganosa?

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), informa que a publicidade vincula o fornecedor ou lojista. Ou seja, o que foi anunciado deve ser cumprido. Qualquer que seja o caso, o consumidor pode tanto registrar uma reclamação no órgão ou fazer uma denúncia.

Qual é a diferença entre propaganda enganosa e abusiva?

Rafael afirmou que "o CDC no Capítulo V na Seção III diz que a propaganda enganosa é aquela que informa condições erradas ou omite certos detalhes do produto, já a propaganda abusiva é aquela que fere e atinge determinadas classes, meche com o imaginário e desmoraliza certos setores".

Quais as sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor?

Dentre as sanções administrativas existentes no âmbito do Direito do Consumidor, o CDC estabelece como possíveis a multa, apreensão do produto, inutilização do produto, cassação do registro do produto junto ao órgão competente, proibição de fabricação do produto, suspensão de fornecimento de produtos ou serviço, ...