Atitudes são constatações avaliadoras - favoráveis ou desfavoráveis - em relação a objetos, pessoas ou eventos. As atitudes possuem três componentes: componente cognitivo: constatação de valor que diz o que é certo e errado.
Os principais 20 tipos de atitudes que as pessoas podem apresentar são os seguintes:
Tanto a conduta do funcionário quanto a atitude dos gestores têm influência no andamento e desenvolvimento da organização....Por exemplo:
Esta teoria traz a descrição de variáveis do comportamento organizacional mapeadas por estudiosos da área que consistem prioritariamente em variáveis dependentes: i) produtividade; ii) absenteísmo; iii) rotatividade; iv) satisfação no trabalho e v) cidadania organizacional.
As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Diz respeito a variáveis que se relacionam ao indivíduo: Características biográficas, habilidades, valores e atitudes, personalidade e emoções. Essas variáveis influenciam na percepção da realidade, tomada de decisão individual e escolhas, aprendizagem individual e motivação.
As variáveis utilizadas e relacionadas são: respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. As hipóteses investigativas que objetivam responder ao problema de pesquisa são: H1: A variável comportamento das chefias está positivamente relacionada com a variável respeito.