Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.
Significado de Congênito adjetivo Particularidade ou característica de uma pessoa que a acompanha durante toda a sua vida (antes de ou a partir de seu nascimento). Que nasce com o indivíduo; que se manifesta de modo natural; inato. ... Que se faz presente desde o nascimento, mas não é necessariamente hereditário.
Nesse caso, ela se torna genética. É importante destacar que toda doença hereditária é congênita, podendo não se manifestar no nascimento, mas nem toda doença congênita é hereditária. As doenças congênitas não possuem uma única causa responsável.
As doenças congênitas manifestam-se desde o nascimento e em muitos casos não estão relacionadas com uma herança dos pais. Podem ser o resultado de um defeito adquirido no útero, depois da fecundação. As doenças hereditárias podem se manifestar desde o nascimento ou surgir posteriormente.
Genética é a parte da Biologia que estuda como ocorre a transmissão das características de uma pessoa à outra ao longo das gerações (hereditariedade).
O significado de Hereditário determina o que se transmite por hereditariedade, isto é, dos ascendentes aos descendentes por hereditariedade natural – é o mesmo que dizer que é congênito. ... É o que se recebe ou se transmite por herança. Por exemplo, é aquilo que vem dos pais, dos antepassados.
A Deficiência Congênita é aquela que existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes de nascer, isto é, durante a fase intrauterina. Já a Deficiência Adquirida, é aquela que ocorre depois do nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações (BRASIL, 2006).
As chamadas Deficiências Físicas Congênitas definem-se como qualquer perda ou anormalidade de estrutura ou função fisiológica ou anatômica, desde o nascimento, decorrente de causas variadas, como por exemplo: prematuridade, anóxia perinatal, desnutrição materna, rubéola, toxoplasmose, trauma de parto, exposição à ...