Uma enfermeira que trabalha em uma clГnica entra na sala de exames e encontra uma pessoa deitada no chГЈo. A primeira coisa que a enfermeira faz Г© tirar os sinais vitais da pessoa. Por quГЄ? Porque saber quais sГЈo os sinais vitais de uma pessoa dirГЎ Г enfermeira o que fazer a seguir.
A pressГЈo arterial Г© medida com um manГґmetro e um estetoscГіpio ou com um dispositivo digital.
Em crianças de até 1 ano de idade, a pressão arterial normal pode atingir 100/80 mmHg; aos 11 anos ela pode ser de 110/75 mmHg e em adolescentes ela já é próxima aos valores da pressão arterial adulta.
Ao realizar a aferição da temperatura, do pulso da pressГЈo arterial, da frequГЄncia respiratГіria, da frequГЄncia cardГaca e a escala de dor, nГіs conseguimos avaliar como estГЈo as funções corporais circulatГіria, endГіcrina e respiratГіria.
Processo de obtenção de sinais vitais" title="Processo de obtenção de sinais vitais" />
Outra orientação importante, é que o profissional de Enfermagem, deve saber escolher os equipamentos adequados e também saber avaliar se os mesmos estão em boas condições de uso.
Os sinais vitais podem fornecer as informações necessárias ao profissional de saúde para cuidar das necessidades do paciente. A alteração dos sinais vitais de um paciente pode indicar um problema médico agudo ou crônico. Quanto mais fora do normal forem os sinais vitais, geralmente indica um paciente mais doente.
Os sinais vitais são um grupo de sinais indicadores do desempenho das funções vitais, medidos para estabelecer seus padrões basais, orientar o diagnóstico inicial de uma enfermidade, observar tendências dos processos fisiológicos, fazer o acompanhamento da evolução do quadro clínico e monitorar a resposta do paciente ao tratamento. Chama-se funções vitais às funções orgânicas diretamente responsáveis pela manutenção da vida.
A aferição da pressão arterial pode ser realizada de diferentes formas, sendo a mais comum a utilização de um esfigmomanômetro, um aparelho que consiste em um manguito inflável e um manômetro.
Г‰ muito importante conhecer os parГўmetros de normalidade de cada um dos sinais vitais, de acordo com a idade do paciente, da topografia corporal, nГvel de atividade fГsica e tipo de alimentação.
Às vezes, você pode não ouvir o último som. Se isso acontecer, esvazie completamente o manguito antes de repetir o procedimento. Se a medição estiver muito baixa ou muito alta, repita o procedimento após esvaziar o manguito.
O que sГЈo sinais vitais? Os sinais vitais sГЈo a evidГЄncia do funcionamento fГsico atual do corpo. Eles fornecem informações crГticas que sГЈo "vitais" para a vida e, por isso, sГЈo chamados de sinais vitais. Em uma emergГЄncia, a frequГЄncia cardГaca do paciente Г© o primeiro sinal vital verificado por uma enfermeira. A enfermeira quer saber se o coração da pessoa estГЎ batendo e a que taxa. Em seguida, a enfermeira verificarГЎ a respiração da pessoa e obterГЎ um medidor de pressГЈo arterial para verificar a pressГЈo arterial. O Гєltimo sinal vital Г© a temperatura.
Ele pode incluir medidas farmacolГіgicas, como o uso de analgГ©sicos, anti-inflamatГіrios ou opioides, e medidas nГЈo farmacolГіgicas, como terapias fГsicas, relaxamento, massagem, acupuntura e abordagens psicolГіgicas.
De acordo com a American Heart Association, o manguito Г© insuflado atГ© o nГvel de pelo menos 30 pontos acima da leitura sistГіlica normal do paciente no manГґmetro usando o bulbo. Ao mesmo tempo, o profissional de saГєde coloca o estetoscГіpio nos ouvidos e a campainha na artГ©ria braquial do paciente. Lentamente, o manguito Г© esvaziado. O primeiro som que vocГЄ ouve Г© a pressГЈo arterial sistГіlica e o Гєltimo som que vocГЄ ouve Г© a pressГЈo arterial diastГіlica. Esses dois sons representam os dois valores da leitura da pressГЈo arterial.
Portanto vocГЄ viu o contexto geral dos sinais vitais, que sГЈo muito cobrados em provas. Convido vocГЄ a conhecer a conhecer, de modo aprofundado, cada um dos dados vitais, clicando abaixo:
Medir as respirações por minuto, ou RR (frequência respiratória) , é a maneira de registrar as respirações. Isso é feito contando o número de vezes que o paciente respira em um minuto. Ao fazer esta medição, tome cuidado para não alertar o paciente. Se o paciente sente que está sendo observado, ele ou ela pode alterar a taxa de respiração.
AВ abordagem para aferir os sinais vitais precisa ser organizada e sistemГЎtica. Eu preciso realmente obedecer aos protocolos da instituição, que exigem uma sequГЄncia correta para vocГЄ verificar a pressГЈo arterial, a frequГЄncia cardГaca, a frequГЄncia respiratГіria e o pulso.
Em crianças até 2 a 6 meses de idade, a frequência respiratória varia entre 30 e 60 incursões respiratórias por minuto; de 6 meses a 11 meses de idade varia de 24 a 50 incursões por minuto; de 1 até os 5 anos pode atingir até 40 incursões por minuto. De 6 a 8 anos pode chegar a 30 incursões por minuto; de 8 a 12 anos varia entre 18 a 20 incursões por minuto e em adolescentes e pré-adolescentes varia entre 12 e 18 incursões por minuto. Deve sempre ser avaliada com a criança calma, na ausência de choro ou agitação.
O paciente deve estar sentado e o braço deve estar nu. O comprimento do manguito deve ser medido em relação à circunferência do braço do paciente. Se o manguito não se encaixar corretamente, você pode receber uma leitura incorreta. O manguito é colocado na parte superior do braço do paciente, na artéria braquial do paciente.
E alГ©m disso, dessa questГЈo do ambiente onde estamos, do setor que esse paciente estГЎ, nГіs temos tambГ©m situaçõesВ em que o paciente comeГ§a a apresentar alterações que indicam que o estado clГnico comeГ§a agravar e a rebaixar o nГvel de consciГЄncia.
Os sinais vitais sГЈo medidos apara estabelecer os padrГµes basais, observar tendГЄncias, identificar problemas fisiolГіgicos e monitorar a resposta do paciente ao tratamento. PressГЈo arterial: A pressГЈo arterial (PA) Г© a pressГЈo exercida pelo sangue no interior das artГ©rias.
Resposta. Para avaliar a respiração devemos verificar seu caráter, se ela é superficial ou profunda, seu ritmo que pode ser regular e irregular e por último sua frequência, ou seja, a quantidade de movimentos respiratórios por minuto.
Pulso: Pulso Г© a onda provocada pela pressГЈo do sangue contra a parede arterial cada vez que o ventrГculo esquerdo se contrai. Em locais onde as artГ©rias de grosso calibre se encontram prГіximas Г superfГcie cutГўnea, pode ser sentido Г palpação.
O local para aferição do pulso do paciente dependo do seu estado. Comumente sГЈo as artГ©rias: carГіtida, femoral, radial, braquial, poplГtea e pediosa; 6. Contar os batimentos arteriais durante um minuto; 7.
Os principais sinais de apoio sГЈo: dilatação e reatividade das pupilas; cor e umidade da pele; nГvel de consciГЄncia; mobilidade e sensibilidade corporal.
A nossa temperatura normal fica entre 36В°C e 37,5В°C, mais ou menos.