Filosofia, do grego antigo philosophia, significa “amor à sabedoria”. Surgida na Grécia Antiga, serviu aos pensadores da época para explicar e desvendar os mitos até então dados como verdades imutáveis.
A divisão trata mais do estilo de fazer filosofia e da relevância dos três autores que compõe o período clássico, Sócrates, Platão e Aristóteles.
Também conhecido como Período Clássico, a Filosofia Grega Clássica compreende o momento da história da filosofia que se inicia com o surgimento da figura de Sócrates, o desenvolvimento de Platão e culmina nos trabalhos de Aristóteles. ...
As preocupações da filosofia no período Helenista, entretanto, mudam de curso. Deixa de estar centrada no homem social, político e na compreensão da natureza. Ou seja, a preocupação deixa de ser em relação a "explicação dos mistérios do universo"(MONDIN, p. 1982, p.
Portanto, etimologicamente, psicologia significa “estudo da alma”. É com Sócrates que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais, ele postulava que a principal característica humana era a razão.
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
A importância da filosofia grega é dada pelo fato ter sido onde os primórdios da filosofia apareceram ( Grécia Antiga) , onde começou a surgir os grandes filósofos da história e a busca por saber e conhecer, refletir sobre assuntos muito questionados na época.
A democracia grega possuía, entre outras, duas características de grande importância para o futuro da Filosofia. Em primeiro lugar, ela afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da pólis.
A democracia é aplicada num contexto onde a sociedade saiba e tenha consciência do poder,pois democracia é poder do povo.
A cidadania constitui o exercício dos direitos civis e políticos que o individuo dispõe, juntamente com as prerrogativas sociais para salvaguardar seu bem mais valioso: a vida, segundo o pensamento de Rousseau e Marx.
Desenvolver capacidades para refletir e adaptar-se a normas significativas para a convivência humana é um processo pelo qual a filosofia não é apenas observadora, mas, ao contrário, pode servir como ferramenta para a aquisição de conhecimento do processo de formação do cidadão.