A dieta Ayurveda é um estilo de alimentação personalizada que tem o objetivo de melhorar a digestão e equilibrar a saúde física e emocional, ajudando na prevenção de diversas doenças, como diabetes, pressão alta, e obesidade.
Você já ouviu falar na dieta Ayurveda? O estilo de alimentação provém da ayurveda, que é o sistema de medicina e saúde milenar da Índia.
É indicado que não consumam alimentos amargos ou adstringentes em excesso, e recomenda-se o consumo de sopas quentes ao invés de saladas frias e alimentos crus. Também é recomendado comer vegetais, cereais e leguminosas, sempre cozidos ou aquecidos.
Além de diversos costumes, como acordar antes do nascer do sol, meditar e comer somente antes do sol se pôr, a alimentação ayurvédica possui uma série de regras que devem ser seguidas, como:
Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas.
São calmos por natureza e pulam refeições com facilidade, além de possuírem grande facilidade de memorização, mas seu aprendizado é lento. Geralmente são carinhosos e afetuosos.
De forma geral, no entanto, o ayurveda prega que nunca devemos exagerar e sair da mesa com aquela sensação incômoda de ter comido demais. Assim, manter uma espécie de espaço vazio no estômago é sempre mais indicado.
Comida quente tem um melhor sabor, estimula o Agni e é mais fácil de comer/inserir no cardápio. Além disso, também ajuda a aliviar problemas como constipação e gases.
A dieta Ayurveda é feita de acordo com os Doshas dominantes de cada pessoa, que é o tipo de energia que favorece o equilíbrio do corpo e da mente, sendo classificados em kapha, vata e pitta. Assim, de acordo com o tipo de Dosha dominante, alguns alimentos devem ser priorizados, enquanto outros devem ser evitados.
Vishama Agni: Esse tipo também é conhecido como metabolismo irregular. Essa alteração, quando muito forte, pode causar um desequilíbrio no organismo, resultando em problemas como distensão abdominal, gases, constipação e má digestão. Além disso, esse tipo de irregularidade também pode estar relacionado ao quadro emocional da pessoa, causando ansiedade, insônia, medo e insegurança.
Essas pessoas normalmente são pesadas, volumosas ou até obesas, e não gostam do tempo frio e úmido.
Hoje em dia, é uma tendência a busca por um estilo de vida mais saudável e uma dieta mais equilibrada. A alimentação ayurvédica pode ser um ótimo caminho para alcançar esse objetivo.
Como cada pessoa age de uma forma única, a alimentação ayurvédica é diferente para cada um. Existem diferentes tipos de alimentos para cada biotipo, e eles devem estar em equilíbrio com o Agni e estilo de vida de cada um.
Tikshna Agni: Também conhecido como hiper metabolismo, esse fenômeno acontece quando existe um desequilíbrio relacionado ao apetite do paciente. Sintomas como acidez, azia, gastrite, úlcera, hipoglicemia, náuseas e outras doenças inflamatórias são comuns em pessoas que sofrem desse problema. Além disso, sintomas psicológicos como irritabilidade, raiva, agressividade e ciúme também podem se apresentar.
Então, se você tem uma rotina intensa e estressante, adote o hábito de meditar e reciclar os pensamentos. A ideia central da dieta é não só manter seu corpo físico saudável, mas sua mente também.
Nem muito rápido, nem muito devagar. Na alimentação ayurvédica existe o seu tempo exato para comer os alimentos e tudo isso depende diretamente da sua relação pessoal com os ingredientes.
Sama Agni: Este tipo é o melhor de todos, também conhecido como metabolismo equilibrado. O Sama Agni é o verdadeiro objetivo da medicina Ayurvédica e acontece quando a pessoa apresenta uma digestão, absorção e eliminação em ótimo estado, além de também ter o emocional em dia.
Antes de começar com a alimentação ayurvédica, é preciso se perguntar se você está realmente com fome ou come apenas por hábito. Essa medicina afirma que devemos nos alimentar apenas se sentirmos fome de verdade. A ausência de fome dá-se a entender que o Agni é incompetente.
Kapha: combinação entre terra e água, pessoas com esse perfil são mais robustas e ganham peso com muita facilidade. Por isso, precisam ter muito cuidado com a alimentação para evitar o quadro de obesidade. Mas, quando estão em equilíbrio, conseguem controlar o apetite e até mesmo pular refeições. Ao contrário de pitta e vatta predominantes, o indivíduo kapha precisa dormir bastante, e o sono costuma ser mais pesado. São mais resistentes a mudanças e possuem fortes convicções e opiniões. Em desarmonia, podem ter dificuldades para superar um trauma ou desapegar de algo ou alguém, e tendem a acumular objetos.
Na filosofia ayurvédica, existem os chamados doshas. Ou seja, perfis biológicos que indicam o que está em desequilíbrio no indivíduo. Para os adeptos, cinco forças da natureza se combinam para formar o nosso organismo: ar, fogo, terra, água e éter (ou espaço). Cada dosha é regido por dois desses elementos, e a combinação determina características físicas e até comportamentais de uma pessoa.
Baseada na medicina Ayurvédica, essa dieta também pode ajudar no emagrecimento, já que prioriza a ingestão de alimentos saudáveis e naturais, como cereais, frutas, legumes e hortaliças e proteínas com pouca gordura.
Vata: dê preferência a alimentos de sabor adocicado, ácido e salgado. Evite os amargos e adstringentes. Inclua também sopas e cremes, cereais cozidos ou aquecidos, moyashi, tofu, chás de gengibre e canela, açúcar mascavo. Contudo, evite frutas secas, vegetais crus, feijões e todos os alimentos considerados não saudáveis para a dieta ayurvédica.
Sabendo o seu dosha principal, você sabe qual alimentação ayurvédica é a melhor para você. Essa avaliação deve ser feita por um profissional, que leva em conta diversos pontos do metabolismo e da rotina individual.