As gorduras trans são formadas durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleo vegetal líquido em gordura sólida à temperatura ambiente. É um processo utilizado pela indústria há mais de cem anos e tem a função de dar consistência aos alimentos e aumentar sua vida útil.
As sobras de carne do pernil usado na produção do presunto são usadas para se produzir o apresuntado. A carne deve ser moída em máquinas manuais ou elétricas. É bom lembrar que a sobra da carne já está temperada, pois as aparas saíram das peças usadas para produzir o presunto cozido.
A gordura vegetal, simplesmente, ou banha vegetal, como é mais conhecida, é mais saudável pois não tem gordura trans. A gordura vegetal, embora tenha bastante gordura saturada (18% do valor recomendado para ingestão diária, é menos prejudicial do que a trans).
Para que servem as gorduras vegetais? Elas são usadas para modificar a textura dos alimentos, por exemplo, dar aquela 'crocância' naqueles que são submetidos à fritura. Outra razão é que as gorduras vegetais aumentam o prazo de validade dos alimentos.
De acordo com o Ministério da Saúde, essas gorduras podem causar infarto, acidente vascular cerebral e câncer, caso sejam consumidas em excesso. O Ministério da Saúde disponibilizou um guia com todas as informações sobre alimentação saudável.
Imagem: iStock Fontes de gorduras insaturadas, os óleos vegetais são os ideais para frituras de imersão. Eles chegam a uma temperatura tão alta que secam a superfície do alimento e por isso promovem crocância na batata frita, pastel ou bolinho de chuva.
Sua nocividade sendo revelada cada vez, pois esse tipo de gordura (criada pela indústria), pode causas diversos danos à saúde como doenças cardiovasculares, doenças no fígado e sistema nervoso central, obesidade, esteatose hepática, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer (o de mama, por exemplo).
Essas gorduras são feitas á partir de um processo na indústria chamado de hidrogenação, nele, o óleo vegetal é bombardeado por outras moléculas, que junto com o ambiente de alta pressão, muda a estrutura do óleo, transformando-o de líquido para uma gordura sólida.
Alimentos que possuem gorduras trans e como substituí-los
Alguns alimentos que contêm gordura hidrogenada: Biscoitos: praticamente todos, principalmente os recheados e os wafer; Chips; Batata-frita: tanto as de pacote quanto as de fast-food; Tortas e bolos prontos e semi-prontos (ficam bem fofos);
O óleo vegetal hidrogenado é feito a partir de óleos comestíveis extraídos de plantas, como azeitonas, girassóis e soja. Como esses óleos geralmente são líquidos à temperatura ambiente, muitas empresas usam a hidrogenação para obter uma consistência mais sólida e espalhada.
A gordura hidrogenada, é uma gordura trans, obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente), formando uma gordura de consistência mais firme. ... A gordura hidrogenada também é usada por redes de fast-food e restaurantes para frituras.
Resposta. Você pode substituir a quantidade de gordura vegetal hidrogenada por margarina também. A diferença é que a massa não vai ficar tão quebradiça.
Margarina e gordura vegetal são produtos onde, através de uma (mega) manipulação química, foi possível transformar uma gordura liquida (óleos vegetais) em sólida. São gorduras pensadas para um determinado fim, e por isso são chamada de “designer fats”. Margarina é, assim como a manteiga, uma emulsão de água, óleo e ar.
-Na confeitaria, a gordura hidrogenada é utilizada pois confere uma textura mais macia e leve a determinadas receitas. Biscoitos feitos com gordura hidrogenada, por exemplo, crescem mais e tendem a ficar mais macios. A mesma receita feita com manteiga de trará um biscoito mais baixinho e crocante.