Aqui pode consultar o valor do IPVA pela placa. Apenas tem de indicar a placa no formato mercosul ou no formato antigo e ficará a saber o valor de IPVA e outras informações importantes sobre o seu veículo. Não necessita indicar o Renavam ou outras informações.
O Decreto 47.387/20, que concede o desconto, foi publicado em 07 de dezembro no Diário Oficial. Já a Resolução Sefaz-RJ 186/20, com os prazos de vencimentos, está publicada no Diário Oficial do Estado de 08 de dezembro.
O calendário de pagamento começa no dia 18 de janeiro, quando a Receita Estadual inicia o recolhimento do tributo. O contribuinte pode pagar à vista, com desconto de 3%, ou em cinco parcelas com vencimentos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio (veja as datas na tabela abaixo).
A consulta dos valores por modelo de veículo poderá ser feita a partir de 04 janeiro de 2021 no portal da Sefaz na internet, clicando no menu IPVA e também no site do Detran, no ícone Licenciamento Anual.
O contribuinte que decidir quitar o IPVA MG 2021 à vista terá o desconto de 3%. Esse desconto também será aplicado aos contribuintes que quitaram, rigorosamente em dia, todas as obrigações referentes ao veículo nos anos de 2019 a 2020. O benefício, conhecido como “Bom pagador”, será aplicado automaticamente no cálculo do imposto.
Os contribuintes que optarem pelo parcelamento em seis cotas terão prazo de março a agosto. Outro documento que o contribuinte precisa ficar atento é para a retirada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL), cujo vencimento é em 31 de agosto.
As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pagando antecipadamente em dezembro e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 25,05% sobre o valor total do IPVA.
Votada no início de julho, a Lei 17.267, incorporada ao IPVA 2021, deu ao secretário estadual de fazenda autorização para prorrogar ou até mesmo suspender os prazos de recolhimento.
Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal a portaria da Secretaria de Economia que fixa o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores 2021.
Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA 2021 realizarão o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos, conforme tabela.
De acordo com o calendário, o primeiro vencimento da quitação integral e da primeira parcela acontece no dia 21 de janeiro do próximo ano, para os veículos com placa final 0 (zero). Para os proprietários que preferirem parcelar, será permitido o pagamento, sem desconto, em três vezes mensais iguais, conforme o número final da placa do veículo.
O IPVA 2021 terá uma novidade no Paraná: poderá ser feito em até 5 parcelas mensais. Até então, o parcelamento máximo era de três meses. Tal aumento das parcelas tem por motivo facilitar a vida do contribuinte paranaense tendo em vista as dificuldades causadas pela continuidade da pandemia do coronavírus.
O pagamento pode ser feito diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores – Bradesco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB, Banco Postal, Santander e SICOOB -, bastando informar o número do Renavam do veículo.
No site IPVA Brasil você encontra toda a informação sobre o imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), incluíndo a simulação de valores a pagar e calendários de pagamento.
Os contribuintes podem ter acesso aos boletos através do site da Sefaz e também de forma online no Detran AP, ou nas unidades da Rede Super Fácil, nos boxes do Detran.
O Governo de Minas Gerais já divulgou informações sobre o IPVA do próximo ano. O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Lage Scavazza, acompanhado do superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais, Leônidas Torres Marques, apresentou as datas de pagamento do IPVA MG 2021 e as condições para desconto.