EQST

Como Tratar Otite Mdia Serosa?

Como tratar otite média serosa?

O tratamento costuma começar com antibióticos. Outros fármacos, como a fenilefrina, a efedrina e os anti-histamínicos (por exemplo, a clorfeniramina), são administrados por via oral para reduzir a congestão e contribuir para abrir a trompa de Eustáquio.

O que é a otite serosa?

(Otite média serosa; otite média com derrame) A OMS é uma efusão na orelha média resultante da resolução incompleta de OMA ou obstrução da tuba auditiva, sem infecção. Os sintomas incluem perda auditiva e sensação de plenitude ou pressão na orelha.

Qual doença auditiva é definida como a inflamação da cavidade e da membrana timpânica?

OTITE MÉDIA CRÔNICA SILENCIOSA É definida como a presença de alterações teciduais inflamatórias irreversíveis na orelha media e/ou cavidade mastóidea, associadas a membrana timpânica integra.

O que significa otite média aguda?

A otite média aguda é uma infecção bacteriana ou viral do ouvido médio. A otite média aguda frequentemente ocorre em pessoas com um resfriado ou alergias. O ouvido infectado é doloroso. Os médicos examinam o tímpano para estabelecer o diagnóstico.

O que é otite catarral?

Existem vários sinônimos para otite serosa/ secretora: otite média com efusão, otite média catarral, otite média não supurativa, entre outros. Portanto, trata-se de uma patologia silenciosa em que a principal manifestação é a perda auditiva.

O que é retração da membrana timpânica?

Uma retração de membrana timpânica aguda está associada a alterações na orelha média levando a diminuição momentânea da audição e desconforto no ouvido, sem maior gravidade, já uma retração crônica pode evoluir para uma condição chamada de colesteatoma com infecções recorrentes e risco de complicações sérias.

Quais os principais agentes causadores de otite média aguda?

A etiologia da otite média aguda pode ser viral ou bacteriana. As infecções virais são quase sempre complicadas por infecção bacteriana secundária. Em recém-nascidos, bacilos gram-negativos entéricos, em particular Escherichia coli, e Staphylococcus aureus, causam otite média aguda.

O que é otite de repetição?

A otite de repetição é uma infecção localizada no ouvido interno, médio ou externo, região que estabelece o contato do ouvido com o nariz, mas também pode atingir o tímpano. Ela é o resultado direto de alergias ou ações bacterianas, fungicidas ou virais.

Qual o antibiótico mais indicado para otite?

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são: Amoxicilina; Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase); Cefuroxima ou Ceftriaxona....Em caso de alergia à penicilina:
  • Eritromcina;
  • Claritromicina;
  • Azitromicina.