Como tratar luxaço na ATM? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A eminectomia é uma das modalidades cirúrgicas para tratamento da luxação da ATM, na qual consiste na remoção da eminência articular. O objetivo deste trabalho é através de um relato de caso clínico apresentar a técnica cirúrgica de eminectomia para resolução de luxação recidivante da mandíbula.
O que é luxação de ATM?
A luxação da Articulação Temporomandibular (ATM) ocorre quando o côndilo mandibular excursiona externamente à cavidade glenoide, permanecendo em uma condição de travamento anterior à eminência articular.
O que é tratamento conservador de luxação da articulação temporomandibular ATM?
A manobra Hipócrates é a técnica mais utilizada e normalmente é bem sucedida na redução da luxação da ATM. Sobre o tratamento conservador, HALE (1972) afirma que os tipos deste tratamento são: bloqueio maxilo-mandibular, exercícios musculares e injeções esclerosastes na articulação temporomandibular.
Como voltar a ATM pro lugar?
Ás vezes, a mandíbula pode voltar ao lugar sem que seja necessário tratamento, no entanto, se isso não acontecer, pode ser necessária a intervenção de um dentista, ou outro médico, que vai colocar a mandíbula de volta no local, puxando-a para baixo e inclinando o queixo para cima, de forma a reposicionar o côndilo.
Quais são as possíveis causas da luxação temporomandibular?
As causas da luxação da articulação temporomandibular (ATM) podem ser espontâneas ou traumáticas, como por exemplo, abertura máxima de boca excessiva, durante a entubação orofaríngea, ou mesmo durante procedimentos dentários que impliquem que o paciente permaneça bastante tempo com a boca aberta.
Como chama a manobra para redução imediata de uma luxação de ATM?
A manobra de redução da luxação consiste em: com o paciente sentado em uma cadeira e com a cabeça apoiada, posicionar os polegares sobre os segundos molares inferiores ou suposta localização e aplicar força para baixo nessa região enquanto é aplicada força para cima na sínfise.
Qual principal característica clínica é necessária para considerar uma luxação recidivante em ATM?
As manifestações clinicas mais frequentes desta patologia são: dificuldade de fechar a boca, depressão pré-auricular, sialorréia, tensão dos músculos da mastigação e dor severa na região articular.
Quando a ATM sai do lugar?
Em caso de deslocamento da ATM, o paciente deverá procurar o médico, dentista ou pronto-socorro imediatamente para colocar a articulação de volta no lugar. O paciente poderá ser encaminhado para um cirurgião bucomaxilar para tratamento.
Em qual situação ocorre à subluxação da ATM?
Atualmente, quando há referência à articulação temporomandibular (ATM), o termo subluxação refere-se ao deslocamento auto-redutível do côndilo mandibular anteriormente à eminência articular, o que não ocorre na luxação, na qual há necessidade de redução manual do côndilo deslocado para a cavidade glenóide.
Qual a manobra de redução de uma ATM Luxada e explique como essa manobra é executada?
A manobra de redução da luxação consiste em: com o paciente sentado em uma cadeira e com a cabeça apoiada, posicionar os polegares sobre os segundos molares inferiores ou suposta localização e aplicar força para baixo nessa região enquanto é aplicada força para cima na sínfise.
Como à subluxação de ATM é caracterizada anatomicamente?
O paciente que sofre subluxação da ATM geralmente refere que a mandíbula “salta” sempre que abre bastante a boca. Alguns pacientes relatam um estalido que, quando observado clinicamente, é diferente do estalido de um deslocamento do disco articular.
Quais os sinais clínicos que caracterizam a luxação aguda das duas ATMS luxação bilateral )?
Os principais sinais e sintomas da luxação da articulação temporomandibular são: dificuldade de fechar a boca, depressão pré-auricular, salivação excessiva, tensão da musculatura da mastigação e dor severa na região da articulação2,6.
O que causa deslocamento da ATM?
A ATM sofre deslocamento quando o côndilo se move demasiadamente. Com isso, ele fica preso em frente a uma seção óssea chamada de eminência articular e não pode se movimentar de volta ao seu lugar original.