* Por que usar uma média histórica? O futuro não é previsível, mas esse simulador nos ajuda a fazer uma estimativa do futuro e toda estimativa é baseada em dados sobre o passado, mas quais dados utilizar? Por exemplo, poderíamos utilizar o rendimento do CDI no último mês, nos últimos 12 meses, últimos 2 anos, 4 anos, 8 anos, etc. Por que 8 anos? Porque nosso propósito principal é fazer estimativas de longo prazo, em anos, e portanto é adequado considerar a média dos vários anos anteriores.
Isso significa dizer que render 100% do CDI é alcançar a variação da taxa DI enquanto o seu dinheiro estiver investido em uma aplicação que segue a totalidade do CDI. Portanto, se a Selic é 7% ao ano, por exemplo, para alcançar os 7%, você precisa ficar o ano inteiro com aquele investimento, pelo menos.
Outro ponto importante que você deve saber é que a taxa DI costuma ser muito próxima da taxa Selic, que é a taxa básica de juros dos empréstimos entre os bancos e o Banco Central.
Neste período, o IBOV registrou alta de aproximadamente 40%, enquanto o CDI cresceu mais de 100%. Por isso, os investimentos de renda fixa se mantiveram como boas alternativas.
Nesse sentido, podemos pensar nos investimentos como uma forma de gerar renda passiva, ou seja, aquela que não depende do nosso trabalho (que é a nossa forma mais comum de renda ativa). Assim, podemos pensar em algumas vantagens, como:
Assim sendo, nos momentos que a taxa Selic estiver mais alta, os 100% do CDI vão render mais nominalmente. Por fim, antes de passar ao próximo tópico, confira um vídeo especial sobre como você pode começar a realizar investimentos hoje mesmo:
O CDI, como já mencionado, é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Esse “certificado”, nada mais é que um título emitido em operações interbancárias.
Para facilitar, a B3 disponibiliza a série história do CDI. Basta informar a data de início e fim do período de referência da consulta.
Essa é uma regra do Banco Central, que diz que essas instituições financeiras precisam fechar o dia com saldo positivo. Logo, quando os saques superam os depósitos, um banco pede a diferença emprestada de outros bancos.
4.9. As suas informações pessoais serão mantidas durante o tempo necessário para cumprir com os fins para os quais as informações são tratadas ou por outros motivos válidos para reter suas informações pessoais, como por exemplo o cumprimento de obrigações legais.
Mas como é determinado o valor dessa taxa? Basicamente, a taxa do CDI segue de perto a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. Ou seja, se a Selic é de 7% ao ano, a taxa DI estará bem próximo disso. Apesar de elas não serem exatamente a mesma, elas andam na mesma direção.
Então, saber quanto é 100% do CDI ficou muito fácil agora. O cálculo é feito observando o valor da taxa do CDI durante o período da aplicação.
Para manter a taxa do CDI perto da Selic, o Bacen entra na rodada de empréstimos dos demais bancos vendendo ou comprando CDIs a diferentes taxas, de modo que a média fique próxima do valor desejado. Por isso, a taxa DI se altera levemente todos os dias.
Além disso, oferecemos uma ampla gama de produtos indexados à taxa DI. Para ter acesso, basta abrir a sua conta agora mesmo.