A atriz da Broadway Idina Menzel, mais conhecida por realizar Elphaba em Wicked, foi escalada para interpretar Elsa. O diretor Chris Buck acreditava que os vocais de Menzel ajudariam no retrato da personagem, dizendo: "Idina tem um senso de vulnerabilidade em sua voz. Ela interpreta uma personagem muito forte, mas alguém que vive com medo, por isso, precisávamos de alguém que pudesse retratar ambos os lados do personagem, e Idina foi simplesmente fantástica." Em uma entrevista com Menzel, ela reconheceu as semelhanças entre Elsa e Elphaba. Ela mencionou que ambas eram pessoas muito poderosas e incompreendidas, e ela mesma poderia se relacionar com as personagens, tendo escondido o seu talento para o cant de seus colegas na escola. "Eu não queria se indispor com ninguém", explicou ela. "Se todo mundo estava cantando junto no carro para uma canção de Madonna, eu não participava, porque quando somos jovens temos medo de ficar em público ou de se mostrar, quando na verdade nós devemos possuir essas coisas que nos fazem realmente únicos."
Elsa se recupera e vê o destino de sua irmã, fazendo-a chorar, enquanto se culpa pela morte da irmã. No entanto, o amor de Elsa faz Anna reviver e se recuperar. Percebendo que o amor lhe permite controlar seus poderes, Elsa é capaz de usar isso e concentra-se, removendo a maldição glacial de Arendelle, e retornando para o verão. Elsa depois reacende seu vínculo com Anna e os dois se reúnem novamente. Elsa, em seguida, retoma sua posição como rainha e usa suas habilidades para dar a Olaf uma nuvem de gelo para impedi-lo de derreter e cria uma pista na praça da cidade para as pessoas desfrutarem. Ela faz um par de patins de gelo para Anna também, e as duas irmãs se juntam com seus amigos para se divertir.
Enquanto isso, nas montanhas, Hans e um grupo de soldados chegam para prender Elsa acreditando que ela havia matado Anna. Marshmallow salta imediatamente em ação, e Elsa , ao ouvir o barulho, foge para dentro e tenta se esconder. Como Marshmallow defende o contra ataque, dois soldados passam por ele e entram, em busca de Elsa, na tentativa de matá-la por ordens do duque. Eles logo encurralá -la, e Elsa teme no início, mas , eventualmente, usa suas habilidades e se aproxima de quase matando os dois, completamente furiosa com o mal que trouxe sobre ela e sua casa. Assim como Elsa estava prestes a assassinar os dois, Hans aparece e interrompe-la, dizendo-lhe para não provar que ela é o monstro que eles acreditam que ela é. Elsa finalmente se acalma um pouco com as palavras de Hans. No entanto, um dos soldados aponta sua flecha para Elsa, ainda seguindo as ordens do duque, e assim como ele está prestes a matá-la, Hans intervém , fazendo com que a flecha disparada para cortar lustre de Elsa, que, em seguida, cai para o chão. Elsa tenta escapar da colisão, mas é nocauteada no processo. Hans e os soldados, em seguida, capturá-la e voltam para o reino.
Depois de Anna ir para a Floresta Encantada, Elsa se preocupa freneticamente sobre o bem-estar de sua irmã. Para sua angústia, ela descobre que o príncipe Hans e seus doze irmãos estão se acumulando em um exército nas montanhas do sul para atacar Arendelle. Kristoff se oferece para se esgueirar até lá e espionar os planos dos príncipes, mas Elsa quer lidar com a situação sozinha. Desejando evitar a guerra, ela está no salão principal com os guardas do palácio quando Kristoff retorna, depois de desobedecer suas ordens anteriores, e informa-los do esquema de Hans para usar uma urna, capaz de prender usuários de magia, para aprisionar Elsa. Kristoff sugere que ele, acompanhado de alguns soldados, vão destruir a urna. Elsa decide que ela deve vir com ele, e juntos eles se aventuram no Vale do Norte, onde a urna está localizada em uma caverna. Enquanto Kristoff se apressa para destruí-la, Elsa recusa por curiosidade sobre antigas palavras escritas na urna, que podem ter informações sobre outros como ela. Ele insiste, mas ela, confiando em seu próprio julgamento, diminui. Só então, Hans e seus três irmãos cercam. Elsa contrapõe com a magia de gelo, mas Hans ameaça com a vida de Kristoff. Desesperada, ela promete a urna para Hans, e depois pede desculpas por não ouvir Kristoff anteriormente. Colocando sua confiança nele, Elsa diz a Kristoff que depois que ela se foi, ele deve encontrar Anna e salvar Arendelle. Presunçosamente, Hans diz que um monstro como Elsa não deve governar Arendelle, e ele abre a relíquia. Um líquido branco sai do jarro, fazendo acreditar que a substância vai fazer uma armadilha para Elsa, mais a Rainha da Neve surge a partir dela. Tendo achado um insulto o comentário anterior de Hans, a Rainha da Neve transforma ele em uma estátua de gelo enquanto os irmãos do príncipe fogem. O trio retorna para casa. Chegando ao castelo, ela e a Rainha da Neve conversam sobre seus poderes de gelo. Vendo um retrato dos pais de Elsa, a Rainha da Neve revela que é irmã da mãe de Elsa. Ainda preocupada com Anna, Elsa relaciona esses medos para sua tia recém-descoberta, que promete ajudá-la. Devido a alguma razão desconhecida, Elsa fica presa dentro de um vaso, e mais tarde ela é selada em um cofre por Rumplestiltskin.
A única forma aparente para esconder seus poderes estava usando luvas em suas mãos, que pareciam negar seu toque gelado em outros objetos. No entanto, se ela lança sua magia em um ser vivo, a vítima vai lentamente se transformar em uma estátua de gelo, e o processo só se apressa se eles estão em condições de frio. Enquanto a maldição pode ser removida se a magia afeta a mente, o coração é a mais vulnerável e, se este for o caso, a vítima só pode ser curada por um ato de amor verdadeiro. Enquanto Elsa tinha pensado que ela não podia desfazer os efeitos gelados que ela cria, é revelado que que ela é capaz de remover essas pragas através de seu amor pelos outros, pois é a emoção mais quente de todas.
Após o vazamento de que Idina Menzel iria fazer o papel, a caracterização de Elsa sofreu várias alterações. De acordo com Menzel, ela foi originalmente escrita como uma antagonista unidimensional, mas foi gradualmente revista como uma figura multifacetada mais vulnerável. Menzel descreveu sua personagem como "extremamente complicada e mal compreendida".
Uma versão lontra de Elsa apareceu na capa da cópia pirata de Floatzen 2 no filme Zootopia: Essa Cidade é o Bicho.
Elsa vai jogar mais um papel heróico em A Warm Welcome, onde Olaf informa-a de uma rainha de verão com poder sobre o fogo e calor. Mas quando o boneco de neve também menciona que a sua terra está presa em eterno verão, a rainha da neve e Anna agem e lançam uma missão de resgate.
Em Disney California Adventure, Elsa faz uma aparição especial em Winter Dreams, o show temático de inverno do World of Color. E durante a sua aparição, ela realiza "Let it Go". Em um papel semelhante, Elsa aparece em Disneylândia Paris no Disney Dreams!.
A partir de um portal do passado na Floresta Encantada, Emma, Gancho e Marian chegam até a atual Storybrooke. Eles pousam no celeiro e partem. Depois que eles se foram, Elsa se liberta do navio, destruindo a fonte de sua prisão, e então ela sai do celeiro, criando uma passagem de geada.
Ela corre por todo o caminho até o rio com Anna correndo atrás dela. Como tudo começa a congelar, Elsa corre sobre o rio e, a cada passo que ela toma , ela faz com que a coisa toda vire gelo, prendendo todos os fiordes de lá antes de se espalhar por todo o resto do reino. Elsa , em seguida, retira-se para a montanha ao norte , colocando acidentalmente uma maldição sobre o seu reino congelado enquanto ela sai. Embora ela ainda está assustada com o que ela fez, ela começa a abraçar os seus poderes, agora que ela está sozinha, deixando seus poderes vaguear livre, mais feliz do que jamais esteve em anos. Elsa toma o tempo para usar seus poderes ao máximo, amando a liberdade recém-descoberta. Agora que ela está vivendo sem medo de prejudicar aqueles que se preocupam com ela, Elsa tem controle total sobre seus poderes. Ela cria um castelo de gelo e um vestido com sua magia. Ela também recria Olaf, o boneco de neve que ela construiu com Anna como uma criança. Com a sua nova vida, Olaf desvia-se para o mundo , deparando com Anna e, eventualmente, levando-a para o castelo de Elsa.
Anna e Elsa fizeram uma aparição no conjunto de bonecas Ultimate Disney Princess Collection, junto com outras princesas da franquia. Ela também foi confirmada, junto com sua irmã, para fazer parte da linha Disney Signature Collection.
Algumas das coisas que seus poderes podem fazer são vistos ao longo do filme. No início, ela foi capaz de transformar o quarto baile do castelo em uma das maravilhas do inverno, com neve em miniatura na maioria dos objetivos. Ela também é capaz de criar bonecos de neve encantados (grandes e pequenos), estruturas de gelo, como seu castelo de gelo, nevascas mortais como mencionado acima, e muito mais. Ela também tem sido vista para ser capaz de mover estruturas de gelo à vontade. Curiosamente, parece que quase todo o seu ser pode conjurar gelo e neve, como parece, quando ela pisou na água do rio, fazendo imediatamente o rio congelar.
Elsa, a rainha reinante de Arendelle, e sua irmã, Anna, visitam os túmulos de seus pais falecidos. Para a próxima cerimônia do casamento de Anna com Kristoff, Elsa surpreende a irmã com o vestido antigo de casamento da mãe. Para adicionar um toque de "algo novo", ela também presenteia Anna com um pingente de floco de neve. Enquanto Anna experimenta o vestido, Elsa descobre o diário de sua mãe. Embora tenha sido sempre acreditado que seus pais tinham morrido em uma viagem diplomática, o livro de forma ambígua diz que os pais de Elsa foram embora por causa dos poderes de neve da filha. Acreditando que ela mesma causou suas mortes, Elsa foge para a floresta, onde Anna a conforta. Acreditando que tudo isso é apenas um mal-entendido, Anna leva Elsa para o Troll, Vovô Pabbie, esperando que ele tenha respostas. Ele só pode dizer a elas que os seus pais tinham ido a um lugar chamado Misthaven. Mais tarde, incapaz de encontrar Anna, Elsa vai até Kristoff para respostas. Depois de uma conversa, ele admite que Anna quer fazer uma viagem a Misthaven, e embora Elsa fuja para o porto, o navio já partiu quando ela chega. Kristoff tranquiliza ela de que Anna vai ficar bem, mas Elsa argumenta que sua irmã não sabe o quão perigoso Misthaven é, embora ela mesma não tenha ouvido falar de tal lugar. Ele então explica que ela pode conhecê-lo como o que os moradores chamam, que é a Floresta Encantada.
Quando Elsa e Anna chegam à adolescência, o rei e a rainha de repente morrem durante uma tempestade no mar, quando eles deixaram o reino para uma viagem. Três anos mais tarde , Elsa é escolhida para ser coroada a nova rainha (reinante, não consorte) em uma coroação. Elsa, embora relutante em remover as luvas para tomar a esfera real e o cetro, é capaz de mantê-lo em conjunto e é coroada. Mais tarde, no entanto, durante o baile, o Duque de Weselton tenta dançar com Elsa, mas ela pede para Anna acompanhá-lo por alguns instantes. Enquanto ele faz papel de bobo com sua dança boba, Elsa começa a trocar algumas palavras com Anna pela primeira vez em anos, mas como Anna diz para Elsa que elas vão começar a passar mais tempo juntas novamente, Elsa afirma que isso não vai acontecer. Como Elsa gasta sua maior parte do tempo durante a festa, Anna chega com o príncipe Hans para pedir sua bênção em seu próximo casamento. Elsa se assusta, e se recusa a superar o fato de que os dois tinham acabado de se conhecer, incompreendendo a idéia de Anna do amor verdadeiro. Enquanto Anna revida perguntando por que Elsa se mantém fechanda, Elsa começa a se afastar, então Anna agarra -a, tirando a luva. Como Anna ainda pede que ela diga a ela por que ela está se comportando desta maneira, Elsa expõe acidentalmente suas habilidades para os cidadãos, criando uma onda de picaretas. Elsa corre para fora do castelo antes de todos os outros assuntos excitados. Poderes de Elsa revelam-se , surpreendentes e todos ficam assustados, com o Duque alegando que ela fosse um monstro infligido com feitiçaria.
Apesar de seu medo, Elsa mostra para realmente se preocupar com sua família e seu reino, como mais do que apenas uma posição, como ela era, evidentemente assustada quando percebe que ela tinha criado um inverno sobre o seu reino, quando ela tinha tentado desesperadamente para evitá-los a partir de sua perigo. Mas, devido à influência de sua magia, Elsa não gosta de enfrentar coisas que ela tinha causado, pois ela sempre acreditou que ela só pode criar inverno, não removê-lo.