2. Ter conhecimentos específicos sobre algo. Exemplo de uso da palavra Sabe-se: Sabe-se que a violência contra a mulher não afeta apenas as mulheres pobres, ela é constante no cotidiano geral feminino.
Soubesse é um dígrafo consonantal: com as letras ss e devem ser separadas as duas letras na divisão silábica. Os dígrafos consonantal ocorrem quando existe na palavra as letras ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, xs, gu, qu, detalhe para o gu e qu: só são dígrafos se acompanhados da letra E ou da letra I.
1 podem, logram, conseguem, controlam, são capazes, têm potencial.
É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. A segunda segue a forma erudita, da língua-padrão, que corresponde ao modelo literário.
a concordância em gênero e número entre o predicativo do sujeito (necessário, adequado, claro, obrigatório e etc.)...A concordância e expressões como "É necessário"
«Com expressões do tipo "é necessário", "é bom", "é preciso", significando ´é necessário`, o adjetivo pode ficar invariável, qualquer que seja o gênero e o número do termo determinado, quando se deseja fazer uma referência de modo vago ou geral.
Indicação é um substantivo feminino, por isso neste exemplo deverá ser 'obrigatória'. É obrigatório indicar um valor para o campo morada. Também deve concordar com o singular ou plural: São obrigatórios os valores.
SÃO NECESSÁRIOS/ SÃO NECESSÁRIAS (PLURAL) Assim como a variação de gênero, a variação de número irá concordar com o substantivo determinado (por um artigo).
Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular. – É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.
e) As palavras: proibido, necessário, permitido, bom, quando precedidas de artigo, o adjetivo concordará em gênero com o substantivo: A entrada é proibida. A apresentação da carteira é necessária. ... Entretanto, se o substantivo tiver sentido genérico, o adjetivo permanece invariável.
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.