O verbo agir é um verbo foneticamente regular que apresenta uma irregularidade na sua estrutura formal. Ocorre a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o, para a manutenção da pronúncia (eu ajo, que eu aja, aja ele,...).
Significado de Ajo substantivo deverbal Ação de agir, de se comportar de determinada maneira ou de fazer algo, de colocar em prática: ajo sempre em favor de quem precisa. Etimologia (origem da palavra ajo).
O que penso, não sinto. Do que sei, sou ignorante. Do que sinto, não ignoro. Não me entendo e ajo como se me entendesse“
/Dúvidas /Ajo ou hajo? A forma correta de escrita é Ajo de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem a letra “h”. Ajo é uma forma verbal do verbo agir, nomeadamente a primeira do singular do presente do indicativo do verbo.
Ajudar a comunidade melhora sua vida, a vida de seus amigos e de todas as outras pessoas que moram nela....Apoie a economia local.
Aja, vem do verbo agir. Não faria sentido, haver naturalmente. No entanto, agir naturalmente faz. O certo então, é "aja naturalmente".
Repare que se substituirmos o verbo haver respectivamente por existir, acontecer ou ocorrer estes verbos são conjugados porque são verbos pessoais: Não generalize!...Conjugação do Verbo Haver no Modo Subjuntivo.
Modo indicativo
A frase está, de facto, incorreta, se nela ocorrer «têm havido», porque o verbo haver se conjuga apenas na 3. ª pessoa do singular quando significa «existir». A forma correta é, portanto, «Ultimamente tem havido muitos desastres».
Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.
Como se escreve: nada haver ou nada a ver? A forma correta de se escrever a expressão é nada a ver. Ela indica que algo não está relacionado, não corresponde ou não diz respeito a outra coisa.
1 – Deve-se dizer «… tem que ver com…», porque "… tem a ver com…" é sintaxe francesa. Empregamos tem que, quando antes do que se subentendem palavras como as seguintes: algo, coisa, coisas, etc.: «Tenho hoje muito que fazer».
Haviam, haverão e houveram Como a gente viu até aqui, quando o verbo “haver” possui o sentido de “ter”, ele acompanha o sujeito em qualquer pessoa, inclusive no plural. Sendo assim, “haviam”, “haverão” e “houveram” são flexões empregadas somente quando a frase tiver um sujeito.
Contudo, com o verbo haver não há (não existe) flexão de número, pois é um verbo impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Por essa razão o correto é escrever: “Haverá mudanças”.
A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.
“Devem haver outras formas de cultivar uma exposição de arte.” Nunca é demais lembrar que o verbo “haver” quando exprime as ideias de “existir” ou de “ocorrer” é considerado impessoal (sem sujeito), o que o leva a permanecer no singular.
Vai haver é uma forma de “existir ou acontecer” passando uma “ideia de futuro” pelo uso do verbo auxiliar ir. Aliás, o verbo haver no sentido de “existir” não tem sujeito ( é impessoal ) por isso é conjugado sempre na terceira pessoa do singular.
A dúvida diz respeito à seguinte frase: Compareça! Vão ter inúmeras atrações. ... É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.
Já vimos, em uma coluna anterior, que o verbo HAVER, quando significa existir ou tempo que já passou, é impessoal,ou seja, não tem um sujeito. Quando este mesmo verbo vem acompanhado de auxiliar (“deve”, no caso), ele também será impessoal: Exemplo: Deve haver cinquenta pessoas naquela sala. (e não: “Devem haver...”)
3o) “Devem evitar” e “deve assistir” são locuções verbais. 4o) A diferença está no verbo principal: EVITAR é transitivo direto e ASSISTIR é transitivo indireto. ... O verbo deve concordar no PLURAL porque o sujeito está no plural.