A hipertermia maligna deve ser tratada imediatamente por interrupção da anestesia e administração na veia de dantroleno sódico, pelo período de 24 a 48 horas, até que a pessoa possa usar o medicamento por via oral, se ainda for necessário.
Hipertermia e hipotermia A hipotermia é justamente o estado oposto ao da hipertermia. Ou seja, enquanto a hipertermia consiste na elevação da temperatura prejudicial ao corpo, a hipotermia se refere ao decaimento indesejado, quando os valores atingem números abaixo de 35 graus.
Ela perde calor rapidamente para o ambiente, a temperatura corporal baixa mais do que 35ºC (quando normalmente é de 36,5ºC) e o sangue passa a circular com dificuldade. O resultado são espasmos musculares, tremores constantes, cansaço e, em uma hipotermia avançada, confusão mental e arritmia cardíaca.
Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:
A temperatura corporal considerada normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia, perdendo o calor natural e exigindo cuidados.
Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.
A hipotermia é caracterizada pela temperatura corporal inferior a 35ºC, que acontece quando o corpo perde mais calor do que pode gerar, sendo normalmente causada pela permanência prolongada em ambientes muito frios.
A temperatura do corpo reflete o equílibrio entre a produção e a perda de calor e pode cair como resultado da perda de calor por condução, convecção, radiação ou evaporação. A condução é a transferência de calor por contato direto a um gradiente de temperatura, por exemplo, a partir de um corpo quente ao ambiente frio.
Por outro lado, uma temperatura corporal muito baixa pode ocorrer a partir da exposição ao frio, choque , álcool, uso de drogas, certas doenças metabólicas como a diabetes ou o hipotireoidismo .
A nossa temperatura normal fica entre 36°C e 37,5°C, mais ou menos.
É considerado febre quando a temperatura na axila é superior a 38ºC, já que temperaturas entre os 37,5º e os 38ºC podem ser facilmente atingidas, especialmente quando está muito calor ou quando a pessoa tem muitas camadas de roupa vestida, por exemplo.
– Para se Medir a Temperatura pela Axila:
Faça as seguinte perguntas e ações: -Coloque o seio da sua mão sobre o pescoço ou sobre a testa e verifique se está mais quente do que seu corpo. -Observe se o febril está com a pele avermelhada. -Pergunte se ele sente dores.
Os sintomas característicos de uma onda de calor são uma sensação repentina de calor a espalhar-se pelo corpo, surgimento de vermelhidão e manchas na pele, aumento dos batimentos cardíacos e da transpiração e sensação de frio ou arrepios quando a onda de calor passa.
Enquanto a febre é um deslocamento do ponto de regulação para cima, a hipertermia resulta de sobrecarga dos mecanismos termorreguladores do corpo. temperatura humana normal está próxima aos 36,5°C. A partir de 37,5ºC até 40ºC não há riscos graves.
A temperatura em 49ºC demora um pouco mais de 5 minutos para gerar queimaduras graves em nossa pele. Já uma temperatura configurada em 52ºC demora cerca de 1 a 2 minutos para ocasionar as queimaduras.
No hipotálamo situa-se o sistema de controle central, que regula a temperatura do corpo ao integrar os impulsos térmicos provenientes de quase todos os tecidos do organismo, e não apenas em relação à temperatura central do organismo, o que tem sido considerado como temperatura corporal média.
O termômetro mede temperatura de um corpo, pois ele informa se o grau de agitação molecular de um corpo está alto ou baixo. O equilíbrio térmico ocorre quando o corpo de maior temperatura cede calor para o corpo de menor temperatura.
Termômetro mede a temperatura dos sistemas físicos. Seus tipos mais comuns baseiam-se na dilatação do mercúrio e usam as escalas termométricas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
quando introduzimos o termômetro no indivíduo, há troca de calor , o líquido do termômetro, geralmente alcool ou mercúrio se dilata e através dessa dilatação é possível mensurar a temperatura do corpo.
O termômetro digital infravermelho faz a leitura da temperatura por meio de raios emitidos para a pele não prejudiciais à saúde. ... Para usar o termômetro de ouvido, conhecido também como termômetro timpânico ou auricular, você deve: Colocar a ponta do equipamento no interior do ouvido e apontá-lo para a direção do nariz.
“O termômetro infravermelho é um aparelho preparado para medir as temperaturas na superfície da testa. Se usa a testa por ser uma área mais exposta e rápida, tanto que é bastante utilizado com crianças. Tirando este tipo de situação pontual, não ocorrem variações.