“O trato gastrointestinal mede cerca de dez metros, da cavidade oral ao ânus, e apresenta importantes funções como regulação da saciedade e da fome, digestão mecânica e química dos alimentos, absorção de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo e eliminação de resíduos não aproveitados”, explica a ...
O sistema digestório é responsável por garantir a quebra do alimento em partículas menores e pela absorção de nutrientes que são necessários ao corpo. ... No intestino delgado, além de grande parte do processo de digestão, ocorre também a absorção de nutrientes.
O bolo alimentar é empurrado pelo esófago por meio dos movimentos peristálticos, que nada mais são que contracções musculares. Quando o bolo alimentar chega ao estômago sofre a acção química do suco gástrico (que contem pepsina), transformando-se em quimo.
O quimo é altamente ácido, e formado pelo bolo alimentar + HCl + suco gástrico + enzimas (pepsina). Quando o quimo entra no duodeno a acidez estimula a secreção de um hormônio chamado enterogastrona, que inibe a secreção de gastrina (hormônio que estimula a secreção do suco gástrico).
A absorção de proteínas ocorre nos enterócitos, através das bordas em escova, ou seja, as microvilosidades absorvem os aminoácidos, dipeptídeos, tripeptídeos. ... Conclusão: Os mecanismos envolvidos na absorção de aminoácidos e di-tripeptídios são revistos diretamente à nutrição humana.
Como o próprio nome já diz, o sistema digestório tem como principal função realizar a digestão, suprindo os seres vivos de nutrientes e realizando a eliminação de substâncias não úteis ao organismo (como os restos do metabolismo celular). ... 2: intestino grosso: absorção de nutrientes.
Resposta. No intestino delgado ocorre a parte mais importante da digestão e é absorvida a maior parte dos nutrientes. O intestino delgado é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de diâmetro e pode ser dividido em três regiões: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e íleo (cerca de 1,5 cm).
Resposta: A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
Resposta. No estômago ocorre a digestão, lá ocorre principalmente a digestão de proteínas , mais pode ocorrer alguma digestão de amido, daí os alimentos vão para o intestino.