O tecido epitelial apresenta diversas funções, como o revestimento de superfícies e a secreção e transporte de substâncias. Diante dessa diversidade de funções, ele pode ser classificado de duas formas, como tecido epitelial de revestimento e secretor ou glandular.
O tecido epitelial de revestimento pode ser ainda classificado de acordo com o formato das células. De acordo com essa classificação, temos: Epitélio cúbico: tecido com células em formato cúbico. Epitélio colunar: tecido com células alongadas.
Forma revestimento simples e é encontrado, por exemplo, nos canais de glândulas e no cristalino dos olhos. O epitélio prismático, também conhecido como cilíndrico ou colunar, é constituído por células colunares. ... Como o epitélio cúbico, forma revestimento simples e pode ser encontrado no intestino.
A mucosa intestinal é caracterizada por apresentar vilosidades intestinais, que são projeções alongadas da mucosa em direção ao lúmen, e é revestida por um epitélio cilíndrico simples, onde se observam células absortivas e células caliciformes.
O intestino delgado pode ser dividido em três regiões: Duodeno: Porção inicial do intestino, com cerca de 25 cm, e está ligada ao estômago. Jejuno: Porção intermediária do intestino e possui aproximadamente 2,5 m. Não pare agora...
Epitélio de revestimento intestinal O tecido que reveste internamente o intestino delgado é um bom exemplo de epitélio especializado em absorver nutrientes e permitir que eles passem da cavidade intestinal para o sangue.
O intestino delgado apresenta estruturas especiais chamadas de vilosidades intestinais, elas são projeções alongadas formadas pelo epitélio (grupo de tecido celular). A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.
Características. Os tecidos epiteliais são polarizados, isso significa que possuem um lado voltado para fora do órgão (superfície apical) e o outro voltado para o lado interno (superfície basal).
Células polarizadas são aquelas que possuem um meio interno negativo e outro meio externo positivo devido a uma diferença de concentração de íons. Exemplo: neurônios. As glândulas exócrinas são responsáveis por eliminar secreções do nosso corpo. Exemplos: glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, glândulasmamárias.