Os neutrófilos, o tipo mais comum de glóbulos brancos na corrente sanguínea, estão entre as primeiras células imunológicas na defesa contra infecções. Eles são fagócitos que ingerem bactérias e outras células estranhas. Os neutrófilos contêm grânulos que liberam enzimas que ajudam a matar e a digerir estas células.
Os neutrófilos são o tipo leucocitário mais abundante em circulação, constituem a primeira linha de reconhecimento e defesa contra agentes infecciosos no tecido, tradicionalmente iniciam uma inflamação aguda e são responsáveis por uma resposta imune pró-inflamatória eficaz.
Os neutrófilos são células sanguíneas leucocitárias, componentes fundamentais do sistema imune inato. Em conjunto com os eosinófilos e basófilos formam a classe dos granulócitos, apresentando núcleos irregulares e grânulos citoplasmáticos específicos.
Os neutrófilos são um tipo de leucócitos e, por isso, são responsáveis pela defesa do organismo, tendo sua quantidade aumentada no sangue quando há alguma infecção ou inflamação ocorrendo.
A neutropenia é um número anormalmente baixo de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) no sangue. A neutropenia, quando grave, aumenta significativamente o risco de infecções com risco à vida. Muitas vezes, a neutropenia é um efeito colateral do tratamento de câncer com quimioterapia ou radioterapia.