Algumas estruturas neurais estão associadas ao controle alimentar por mecanismos distintos e correlatos que ocorrem no hipotálamo, hipocampo e em outras áreas como no cerebelo, bulbo olfatório, glândulas pituitária e pineal que exercem funções distintas, porém influênciam o comportamento alimentar, intermediadas ...
Os estudos encontrados relacionam a alimentação emocional com outros comportamentos ou estados patológicos relacionados com alteração emocional e consequente influência sobre a ingestão alimentar, tais como: obesidade, depressão, transtornos alimentares, comfort food, violência, ciclo menstrual e outras questões ...
Dependendo do alimento que ingerimos, sentiremos emoções muito diferentes. Isso acontece porque cada alimento “ataca” órgãos diferentes. Se ingerirmos alimentos que bloqueiam o fígado, como o álcool, por exemplo, as emoções de raiva, irritação, agressão ou impaciência podem se manifestar.
- A alimentação afeta o humor por causa de sua composição nutricional. As vitaminas e os minerais, presentes em frutas e verduras, por exemplo, são alguns dos responsáveis pela regulação do organismo. E essa regulação esta diretamente associada ao estado emocional.
São cenas que também acontecem cotidianamente em nossos dias. A ligação das emoções com a forma como nos alimentamos é comprovada cientificamente. O que comemos afeta a forma como nos sentimos, assim como o que sentimos afeta nossa maneira de comer. “O que pensamos gera emoções, mas o que comemos também gera emoções”.
O sabor tem uma influência poderosa nas emoções. A interligação entre os sabores e as emoções pode encontrar explicação na ciência. ... Assim como o sabor tem o poder de despertar emoções, o alimento também possui uma forte conexão com o humor, uma vez que ambos refletem estados emocionais.
Buscar-se-á entender como os aspectos emocionais podem afetar o desejo pelo conhecimento, gerando, muitas vezes, inúmeros sintomas, reconhecidos como causas de dificuldades de aprendizagem, tais como: inquietação, falta de concentração, desinteresse, falta de motivação, hiperatividade, agressividade, gagueira, enurese ...
Darwin, C. (1872/2000).
Da mesma forma que a presença de condicionamento respondente pode interferir na emissão de um operante, a eliciação de respondentes emocionais pode ser função de estímulos ambientais conseqüentes à emissão de um operante pelo próprio indivíduo.
Sentimento: os tipos de sentimentos podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança) e neutra (compaixão, surpresa).
Alguns sentimentos são indubitavelmente positivos, como a felicidade e a satisfação, e alguns indubitavelmente negativos, como o medo e a frustração. Outros, contudo, podem oscilar entre positivos e negativos, como a surpresa e o orgulho.
Expressando o Meu Sentimento a Você
Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si. A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico.
o amor