EQST

Como Funciona Uma Lmpada Fluorescente Compacta?

Como funciona uma lâmpada fluorescente compacta?

As lâmpadas fluorescentes funcionam a partir da ionização de gases confinados em seu interior. Ao retornarem ao estado inicial, os gases emitem luz. As lâmpadas fluorescentes funcionam por meio da ionização de átomos de gás argônio e vapor de mercúrio.

Quais são os metais utilizados nas lâmpadas incandescentes e fluorescentes?

Tanto lâmpadas fluorescentes compactas, quanto LEDs, usam ainda alumínio, ouro, prata e zinco - as lâmpadas incandescentes, por outro lado, usam quantidades mínimas desses metais, sobretudo daqueles que são tóxicos.

Quando comparadas às incandescentes As lâmpadas fluorescentes compactas possuem?

Quando comparadas às incandescentes, as lâmpadas fluorescentes compactas possuem, como características principais, a vida útil maior e o consumo menor de energia elétrica. Em contrapartida, são comercializadas por um preço mais elevado.

Qual a tensão de uma lâmpada fluorescente?

Na forma tradicional, as lâmpadas fluorescentes comuns não utilizam nenhum componente eletrônico para sua ignição. ... Nesse processo que ocorre várias vezes por segundo quando acendemos a lâmpada, a carga indutiva que representa o reator faz com que picos de tensão entre 400 e 600 V sejam aplicados à lâmpada.

Como funciona lâmpada eletrônica?

Conhecida como lâmpada de descarrega, a luz eletrônica funciona através de uma corrente elétrica gerada por um gás presente em seu tubo de vidro. Uma vantagem interessante é o pouco desperdício de energia em calor, possuindo uma eficiência até seis vezes maior que as lâmpadas incandescentes.

Quais são os metais utilizados em uma lâmpada incandescente?

Na lâmpada de Edison, o filamento era de algodão carbonizado, mas hoje o material que se usa é o tungstênio, um elemento que tem ponto de fusão mais alto do que outros metais – ou seja, necessita de uma temperatura muito elevada para passar ao estado líquido.

Quais as lâmpadas que podem ser utilizadas para fornecer à radiação?

Na prática, o aproveitamento do espectro ultravioleta é limitado pelos três tipos de fontes disponíveis comercialmente: lâmpadas de deutério, xenônio e vapor de mercúrio (Figuras 1 e 2).

Qual é a diferença entre as lâmpadas incandescentes e fluorescentes no nível da luz que emitem e podemos ver?

A primeira (incandescente) emite luz quando uma corrente elétrica passa pelo filamento de tungstênio, aquele fiozinho que fica no meio da lâmpada, aquecendo os átomos que o compõem e gerando luminosidade. Já no segundo tipo (fluorescente), a luz é emitida por um gás. ... tungstênio vai se estragando com o uso da lâmpada.

Qual a diferença entre as lâmpadas fluorescentes e incandescentes e LED?

A lâmpada incandescente é a mais barata, porém, tem baixa durabilidade e elevado gasto de energia; A lâmpada fluorescente possui durabilidade e preço medianos, assim como seu consumo de energia; A lâmpada led tende a ter seu preço relativamente maior, no entanto, dura muito mais e consome muito menos!

Como saber a voltagem de uma lâmpada?

A voltagem do seu equipamento deve ser a mesma da tomada ou do bocal da lâmpada. Se o aparelho que você ligar for de uma voltagem menor do que a da rede elétrica na qual você o conectar, ele queimará (poderá até fazer barulho e sair fumaça!); por isso é importante prestar atenção a esse aspecto.

O que é uma lâmpada eletrônica?

Conhecida como lâmpada de descarrega, a luz eletrônica funciona através de uma corrente elétrica gerada por um gás presente em seu tubo de vidro. Uma vantagem interessante é o pouco desperdício de energia em calor, possuindo uma eficiência até seis vezes maior que as lâmpadas incandescentes.

Como é o funcionamento da lâmpada?

A lâmpada incandescente possui em seu interior um pequeno filamento de tungstênio. Quando uma corrente elétrica passa por ele, aquece os átomos que o compõem, gerando luminosidade. ... Quando uma corrente elétrica é estabelecida na lâmpada, em razão de o gás ser de baixa pressão, ele passa a conduzir eletricidade.

Qual o tipo de gás é utilizado no interior de lâmpadas incandescentes?

Nas incandescentes regulares, esse gás é o argônio ou o criptônio. A vantagem de usar um gás inerte e não o vácuo, como nas primeiras lâmpadas, é diminuir o desgaste do filamento.

Quais são as partes de uma lâmpada incandescente comum?

Lâmpada incandescente

Quais os tipos de lâmpadas existentes no mercado?

Conheça 4 tipos de lâmpadas e suas principais características
  1. Lâmpada incandescente. As lâmpadas mais antigas são as incandescentes. ...
  2. Lâmpadas halógenas. Estas são lâmpadas incandescentes que sofreram a adição de gases halógenos. ...
  3. Lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) ...
  4. Diodos emissores de luz (LED)
4 de jun. de 2019

Qual o gás que tem dentro da lâmpada fluorescente?

argônio Quando ligamos o interruptor, os eletrodos geram uma corrente elétrica que, ao passar através da mistura gasosa – argônio e vapor de mercúrio, por exemplo -, emite radiação ultravioleta.