EQST

Como Funciona A Tributaço Nos Fundos De Investimento?

Como funciona a tributação nos fundos de investimento?

A tributação para fundos de investimento é o processo de recolhimento de tributos no qual todos investidores, de ativos suscetíveis, são submetidos. O investidor dos fundos de investimento não deve pagar apenas o IR (Imposto de Renda) sobre o investimento, mas também o IOF e o come-cotas para alguns casos.

Quem é responsável pelo recolhimento do IOF em um fundo de investimento?

Quem investe em fundos de investimento está sujeito a dois tributos: o Imposto sobre a Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ambos são retidos na fonte, pelo administrador do fundo. Isso significa que o banco recolherá os impostos em seu nome e você não precisa pagar nenhum boleto ou guia.

Tem IOF em fundo de ações?

A primeira vantagem tributária é relativa ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): enquanto os demais tipos de fundo estão sujeitos a seu recolhimento quando há resgate de recursos aplicados há menos de 30 dias, não há incidência de IOF sobre os rendimentos dos fundos de ações.

Qual a tabela de Imposto de Renda nos Fundos de Investimento?

A alíquota de IR que incide sobre os fundos de investimento de longo prazo é de 22,5% sobre o lucro obtido em aplicações de até 180 dias; de 20% em aplicações de 181 a 360 dias; de 17,5% em aplicações de 361 a 720 dias; e de 15% em aplicações acima de 720 dias.

O que significa tributação perseguida?

como saber se a tributação do fundo é curto ou longo prazo? No documento de cada fundo, tem um campo ("Tributação Perseguida") informando se a tributação é de curto ou longo prazo.

Quem é o responsável pelo recolhimento do Come-cotas?

Na prática, o come-cotas é uma antecipação do imposto a ser pago pelo investidor de fundos. Se houver saque antes do prazo mínimo para a cobrança, o cotista terá que pagar a diferença de imposto (dos 15% ou 20%) em relação ao total devido.

Como compensar perdas em fundos?

O que mudou recentemente, foi a possibilidade de aplicar a compensação de perdas em fundos de investimentos. A lógica é muito similar: você pode compensar um prejuízo obtido com o resultado de um resgate que tenha sido lucrativo.

Quando ocorre a retenção do Imposto de Renda dos fundos com mais de 67% em ações?

Imposto de Renda Para os fundos que aplicam, no mínimo, 67% dos seus recursos em papéis da bolsa de valores, a alíquota única é de 15% sobre os rendimentos no momento do resgate, independentemente do tempo de investimento. ... Nesse caso, se seu dinheiro permaneceu aplicado por menos de 180 dias, a alíquota é 22,5%.

É correto afirmar que a tributação de Imposto de Renda vigente dos fundos de investimento?

A alíquota de IR que incide sobre os fundos de investimento de longo prazo é de 22,5% sobre o lucro obtido em aplicações de até 180 dias; de 20% em aplicações de 181 a 360 dias; de 17,5% em aplicações de 361 a 720 dias; e de 15% em aplicações acima de 720 dias.

Como pagar IR de fundo de investimento?

O tributo do IR sobre os fundos de investimento é pago de duas formas: no momento do resgate e a cada seis meses, através do come-cotas, uma espécie de antecipação do tributo sobre os fundos.

Qual a tributação dos fundos imobiliários?

Atualmente, a tributação é de 20%. Normalmente, os fundos imobiliários são um instrumento feito para ganho passivo de renda. Você põe o dinheiro e fica recebendo os dividendos mensalmente.

Qual a tributação dos fundos de ações?

No caso dos ETFs (Exchange Traded Funds, ou fundos de índices), o Imposto de Renda também incide apenas quando há lucro na operação. A alíquota é fixa em 15% sobre o ganho de capital nas negociações. Diferente das ações, todo lucro com venda de cota de ETF é tributado, não havendo um valor mínimo.