Para fritar, coloque em uma panela óleo até cobrir o salgado, deixe o óleo bem quente e frite as coxinhas, não coloque muitas coxinhas no óleo porque pode esfriar o óleo e abrir o salgado. Tire e coloque em uma forma com papel toalha.
Óleo na temperatura correta Salgados congelados devem ser fritos em óleo com temperatura entre 180º e 200ºC. Abaixo desta temperatura, os salgados podem ficar encharcados ou estourar. Acima, correm o risco de dourar por fora e ficarem crus e frios por dentro.
Evite colocar salgados congelados na frigideira. Caso eles estejam nesse estado, deixe-os fora do freezer por, pelo menos, uma hora antes de começar a fritá-los. Contudo, a recomendação ideal é que se frite os salgados à temperatura ambiente. E, no caso das coxinhas, é possível fritá-las ainda congeladas.
Qual a maneira correta de fritar os salgados congelados? Você deverá escolher um recipiente onde os salgados fiquem completamente imersos no óleo com temperatura ideal de 180° para a fritura. O tempo de fritura irá variar de acordo com o tamanho do salgado.
Por isso, o ideal é deixar o produto descongelar antes de fritar, assim evita o contato do gelo com o óleo quente e reduz o tempo de contato do salgado com o óleo. Porém, cuidado para não descongelar demais, deixando o produto mole, porque a massa pode abrir com facilidade.
A temperatura incorreta do óleo também pode ocasionar as explosões. Colocar o salgado para fritar em um óleo que esteja frio poderá encharcar o seu produto e fritar em um óleo que esteja muito quente poderá ocasionar a explosão dos salgados.
''O segredo para uma massa leve é equilibrar a receita, sendo metade dela feita de batata, e a outra metade de farinha de trigo'', aponta a chef. Também é importante acertar no ponto para evitar problemas.
Não se esqueça da temperatura do óleo! Se ele estiver muito frio, os salgadinhos ficarão encharcados ou vão estourar; se estiver muito quente, ficarão dourados por fora, mas gelados e crus por dentro.
Segundo Lucas, “é super importante deixar o alimento bem seco antes de começar a fritar, pois isso faz com que haja crocância, sem encharcar”. Para ele, deve-se salgar os preparos logo após retirá-los a frigideira.
O óleo não pode estar tão frio, para que o salgado não fique “encharcado” e nem tão quente para que os salgadinhos não explodam e parem no seu teto, e não no seu prato. A temperatura ideal do óleo é de 180° C e máximo de 200° C. Lembre-se também de não colocar tantos salgadinhos de uma vez na panela!
Basta jogar os salgados prontos no leite com maizena, jogue na outra travessa com a peneira deixe escorrer, assim você aproveita todo o leite sem fazer sujeira, jogue na travessa com a farinha e pronto. Um salgadinho vai estar pronto para fritar. Fica sequinho, crocante e sem cheiro de ovo.
O óleo de milho custa caro para usar na fritura, você vai dizer. Só que o óleo de soja queima mais depressa, se você for fritar um cento de salgadinhos, em quinze minutos seu óleo vai estar cheio de farinha no fundo da panela, queimada. Esse queimado vai grudar no salgadinho e ele vai ficar escuro, feio.
Para toda massa empanada, um segredo muito útil e efetivo é deixar a massa descansar por um tempo no congelador. Assim, ela adere melhor ao recheio e o resultado final fica mais crocante.
Salgadinhos fritos Dura até 3 meses. Quando quiser, pode fritá-los ainda congelados, ou ainda, deixar descongelar em geladeira e depois fritar.
Fritura perfeita deve ser feita em duas etapas Primeiro, frite a comida no óleo em temperatura mais baixa, apenas com o intuito de cozinhar por dentro. Deixe o alimento em espera e volte a fritá-lo apenas na hora de servi-lo. Neste segundo momento, a fritura deve ser feita com o óleo em temperatura bem elevada.
Verifique se os alimentos estão secos antes de iniciar a fritura. Se não estiverem, retire o excesso de água e gelo com muito cuidado agitando o alimento a ser frito até que ele fique seco. Não misture tipos diferentes de óleo ou gordura. Certifique-se de que o recipiente interno esteja limpo.
azeite
O óleo de canola, muitas vezes, acaba sendo uma das opções mais saudáveis e nutritivas dentre os óleos - pois contém uma quantidade maior de ômega 3, de gorduras monoinsaturadas e uma porcentagem menor de gorduras saturadas. Por ser mais refinado, inclusive, ele costuma ser mais caro que os demais.
Tipos de Óleo Vegetal Óleo de Canola: derivado da planta comumente conhecida como canola, é um produto geneticamente modificado, e é menos propenso à oxidação. Assim, acaba sendo considerado uma boa opção para utilizar nas frituras.
azeite virgem
Não usar azeite para frituras O motivo seria que as moléculas de gordura do azeite queimam a uma temperatura inferior ao dos demais óleos, produzindo aldeídos e compostos químicos que interferem no sabor e qualidade dos alimentos.
Além de ser saudável, por ser rico em vitaminas e gorduras boas, o azeite é saboroso. Quando fritamos com azeite damos ao alimento sabor e o impermeabilizamos para absorção em excesso de gorduras e o que ele absorve contém vitamina K, E, A e ômegas 6 e 9 e, em menores quantidades, o ômega 3.
Apenas dê preferência ao azeite virgem para cozimentos e ao extra-virgem para alimentos que não vão serão aquecidos. As propriedades do azeite virgem se acentuam melhor com o fogo. Agora que você já sabe tudo sobre a utilização do azeite para cozinhar, vou te apresentar o azeite de oliva extravirgem Du Idálio.
O azeite de oliva tipo único Gallo é perfeito para refogar e preparar os alimentos, pois mantém suas propriedades naturais mesmo em altas temperaturas. Por isso, ele pode ser utilizado para substituir vários tipos de gorduras, como o óleo de soja e a manteiga.