PERÍODO COLONIAL (1530/1822) O início da colonização brasileira é marcada pela expedição de Martim Afonso de Souza, que possuía três finalidades: iniciar o povoamento da área colonial, realizar a exploração econômica e proteger o litoral contra a presença de estrangeiros.
Resposta. - Neste período o Brasil era habitado por diversas nações indígenas. Pesquisadores calculam que havia de 3 a 4 milhões de indígenas no Brasil em 1500. ... A exploração do pau-brasil, principal atividade econômica desta época, era monopólio da coroa portuguesa.
Os terrenos cultivados, em sua maioria, podiam ser devolutos ou pertencer a grandes propriedades. Esses complexos de produção eram mantidos por mão de obra familiar, de agregados e/ou por reduzido número de escravos roceiros, encarregados do fabrico de mantimentos.
Início do Período Colonial Com a tomada de Constantinopla e também com as ameaças das pretensões de colonização francesa nos territórios do sul da América, Portugal iniciou, a partir de 1530, missões específicas com o objetivo de demarcar seu território e instalar uma administração colonial.
O Brasil Colônia é o período que compreende os anos de 1530 a 1822. Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza, no litoral brasileiro.
Geralmente, os salários dos trabalhadores assalariados (como os feitores-mor, os mestres de açúcar, purgadores e caldeireiros) eram pagos anualmente, já os artesãos (ferreiros, carpinteiros, pedreiros etc.) recebiam seus salários por dia ou por tarefa executadas.
Tinham os senhores de engenho que eram os que comandavam os grandes engenhos e os trabalhadores que colhiam e plantavam cana, esses eram e ainda são chamados de cortadores de cana.
Foram entrevistados 13 trabalhadores, migrantes, empregados no corte da cana, um membro da Pastoral do Migrante de Guariba, SP, o presidente do Sindicato dos Empregados Rurais da mesma localidade e dois psicólogos funcionários da área de Recursos Humanos de uma usina processadora de açúcar e álcool da região pesquisada ...
Para trabalhar no cultivo da cana, os colonos portugueses fizeram tentativas de uso de mão de obra indígena nativa, feita escrava. Com o fracasso desse modelo, por variados motivos, os portugueses recorreram ao comércio e à escravidão de africanos. Com a nova mão de obra, a sociedade colonial estava formada.
Para a professora, mesmo com cerca de 50% da colheita da cana mecanizada, chegando a 90% em algumas usinas, a situação ainda é grave. Nessa conjunção, de corte mecanizado e corte manual, o trabalhador fica com a pior área, onde a máquina não entra e nem dá para queimar, segundo Vera.
Em algumas fazendas de cana-de-açúcar, há trabalhadores que cortam até 30 toneladas dessa planta por dia, o que em alguns casos leva à morte por fadiga.
Está relacionado de diversas formas, através da cana é produzido o etanol e a açúcar que usamos no dia-a-dia. Se não tivesse, pessoas que realizassem o trabalho de cortar cana, provavelmente não teríamos o açúcar no nosso dia a dia, portanto o trabalho deles é muito importante para toda a população.
Verificado por especialistas. Eles são chamados de cortadores de cana ou simplesmente trabalhadores rurais,mas também tem o apelido de boia-fria,porque a comida (boia)que eles levam para o campo costumam esfriar antes do almoço.
Quem trabalha como cortador de cana é: – canavieiro? ... Ambos os termos se usam no Brasil para os cortadores de cana-do-açúcar, mas o segundo, claro, não se aplica só a eles, é também sinónimo de agricultor, como em Portugal.
Se quem sonha cortava cana, deve esperar aumento de ganhos; e, se chupava cana, é aviso para que não se apresse para consolidar uma sociedade; no entanto, se viu outras pessoas cortando cana, é sinal de que precisa rever seus planos antes que seja tarde; e, se viu alguém chupando cana, tenha cuidado para não ser traído ...