Como a agricultura se desenvolveu no Brasil? Em suma, a agricultura brasileira teve início na região nordeste, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana. Nesse período, a atividade era baseada na monocultura, mão de obra escrava e grandes latifúndios.
Com a agricultura, essa homem começou a se estabelecer em um lugar fixo, plantando e colhendo aquilo que precisava para seu sustento. Por isso, o ser humano passava a se alimentar melhor e poder produzir mais, então o próprio crescimento populacional seria uma consequência disso.
Resposta. Resposta: mais oportunidades de trabalho, melhores salários,emprego (forma de se manter)e uma renda.
Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.
As principais vantagens da agricultura orgânica são:
A queima de combustíveis fósseis é uma das atividades que mais produzem gases de efeito estufa. A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas.
Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera. Conheça a partir de agora mais detalhes sobre eventos que favorecem o aquecimento global.
Resposta:Eles tem prejuízo financeiro, pois, antes de ter a colheita temos outras etapas como o preparo do solo, a plantação, a fertilização, entre outros. Com isso tudo o que foi investido nessas etapas e na colheita teve prejuízo, gastando em agro-quimicos, colhedeiras, sementes, água, gasolina para as máquinas, etc.
- O Brasil deixou a dependência de produtos nas áreas agrícolas incluindo exportações. - O uso de máquinas no setor industrial gerou desemprego nesse setor de trabalho. - Aumento da poluição do ar e de rios devido a contaminação feita pelas indústrias através de fumaça e produtos químicos jogados ao meio ambiente.
Pontos negativos: Exploração do trabalhador, extrema competitividade, materialismo, destruição da natureza e seus recursos, desemprego, fome, êxodo rural, produção de alimentos prejudiciais à saúde, etc.
Aumentou o êxodo rural, criando uma alta concentração populacional nas grandes cidades. Esse fato gerou problemas sociais (falta de moradia, aumento da violência, etc.); - Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias.
O processo de industrialização brasileira - ou seja, o fortalecimento dos investimentos no setor fabril e a expansão e crescimento econômico das indústrias - é considerado tardio, uma vez que, enquanto as potências europeias já experienciaram suas revoluções industriais desde os primeiros anos do século XIX, o Brasil ...