Essa técnica culinária consiste em colocar um alimento, geralmente uma peça de carne, numa mistura de água, sal, temperos e algum componente ácido, como o vinagre. O método é geralmente destinado a tipos de carnes como o peito e demais cortes bovinos. A carne pode marinar desde alguns minutos até várias horas.
Os índios usam muito a defumação, para afastar maus espíritos e trazer boas energias. Na Umbanda a defumação tem a mesma função, ou seja, de harmonizar o ambiente, os trabalhadores e a assistência, para que os trabalhos aconteçam de forma harmônica.
Em geral as árvores frutíferas são boas para a defumação, como cerejeira, jabuticabeira, macieira, pessegueiro, laranjeira e goiabeira, mas qualquer madeira dura e livre de resina e produtos químicos pode ser utilizada para defumar alimentos.
- Acione o botão do defumador e aproxime da serragem uma chama de isqueiro ou fósforo. - Aguarde até que a fumaça encha o recipiente e libere o botão de acionamento. - Remova a mangueira do recipiente e vede-o. - Aguarde até que a fumaça desapareça, ou menos caso deseje servir ainda coma fumaça.
O defumador a carvão ou lenha fornece o mais autêntico sabor de defumação para seu alimento. Mas isso tem um preço. Você terá que iniciar, colocar o carvão ou lenha, acompanhar o processo de perto e descartar os resíduos ao final, como numa churrasqueira comum.
Diversos são os alimentos que podem ser defumados. O mais comum que conhecemos são as carnes, nas suas mais variadas formas. Carne bovina, suína, peixes, frangos são algumas das proteínas mais conhecidas. ... Até mesmo alimentos mais exóticos, como um chocolate, pode ser preparado com um leve toque de defumação.
E se você fez tudo de acordo com o manual, fique sabendo que o alimento defumado deve ser mantido na geladeira a 4 graus Celsius por no máximo 2 semanas. Se você congelá-lo, poderá mantê-lo sob hibernação por até 1 ano, mas o sabor...
Preparo
Após a salga o produto é seco através de secagem natural ou artificial. A defumação, por sua vez, consiste em expor o produto alimentício fresco ou ligeiramente salgado à ação do calor e da fumaça que é produzida pela queima de madeiras pró- prias para este fim.
Dois métodos de defumação são comumente conhecidos: a frio e a quente. Pode ser utilizado também a fumaça líquida, o método eletrostático e a elaboração de produtos defumados condimentados. Na defumação a frio, uma vez tratada, a matéria- prima é submetida ao método de salga seca.
O sal é uma substância higroscópica, ou seja, absorve umidade. Hoje é menos utilizada que no passado, em virtude de outras técnicas de conservação de alimentos, mas ainda é utilizada para alguns tipos de alimentos: anchova, arenque, bacalhau, carnes, chucrute, chips, queijos. ...
A conservação dos alimentos pelo calor consiste em tratá-los a uma temperatura elevada, para eliminar micro-organismos ou desnaturar as enzimas responsáveis pela deterioração dos alimentos. ... Esterilização - é a exposição dos alimentos a altas temperaturas por um determinado período de tempo.
Dentre os principais métodos de conservação pelo uso do calor encontram-se: pasteurização, esterilização, tindalização e a apertização. ... Diferentemente da conservação pelo uso do calor, o uso do frio não mata microorganismos. Os métodos mais utilizados são a refrigeração e o congelamento.
Conservação de alimentos com sal. A desidratação dos alimentos é uma técnica de conservação que consiste em retirar a água presente no alimento. Este processo impede o crescimento de microrganismos como bactérias e fungos. Uma das técnicas mais antigas empregadas na desidratação é a adição de sal aos alimentos.