Mas, em países tropicais, como o nosso, a técnica empregada para a obtenção do sal é a evaporação e cristalização da água do mar, o que corresponde a apenas 10% do sal produzido mundialmente. A água do mar possui vários sais dissolvidos e o principal é o NaCl, com cerca de 3,5% em massa.
O sal marinho é extraído pela evaporação da água do mar enquanto o sal de rocha é retirado de minas subterrâneas, resultantes de lagos e mares antigos que secaram. ... Na maior parte do mundo, o sal marinho é mais caro que o sal de mesa.
Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Eles são tipicamente o produto de uma reação química entre: Uma base e um ácido: forma-se um sal e água.
O sal é colhido mecanicamente ou manualmente, lavado com salmoura saturada e empilhado nas áreas de estocagem, onde aguardará para ser comercializado. No início do processo, o sal é obtido através da exploração das águas do mar, quando os rios, que são temporais, enchem-se e misturam-se com a água do mar.
O que chamamos popularmente de sal de cozinha, ou simplesmente sal, é o cloreto de sódio – formado a partir da reação do ácido clorídrico com a soda cáustica. A principal fonte dessa substância é a água do mar, porém ela também pode ser encontrada em jazidas subterrâneas, fontes e lagos salgados.
O Cloreto de Sódio é o principal componente do sal de cozinha obtido do sal-gema ou da água do mar. Ele é a matéria-prima da produção da soda e forma o soro fisiológico. O cloreto de sódio (NaCl) é um sal inorgânico formado pela ligação iônica entre o sódio e o cloro.
Propriedades e funções O sal é uma substancia vital para os seres humanos; nosso corpo possui sais que são regulados pelos rins e pela transpiração. O sódio está envolvido na contração muscular, incluindo os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e na ingestão de proteínas.
Para pacientes com hipertensão arte- rial, o sal aumenta ainda mais o volume de sangue circulante nas artérias e, logo, aumenta a pressão. Além disso, o sal tem um efeito direto sobre a parede das arté- rias, fazendo constrição e aumentando a pressão arterial.
Procure deixar a cabeça em um nível mais baixo, para aumentar a circulação do sangue. - Beba bastante líquido. Além da água, bebidas isotônicas, por conter sódio e eletrólitos, também são indicadas, pois repõem a hidratação. - No momento em que estiver com a pressão baixa, aumente o consumo de sal.