A compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). ... A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.
É a produção do composto (adubo) orgânico formado por matéria orgânica (Mo) humidificada, obtida a partir da transformação (decomposição biológica) de restos orgânicos (sobras de culturas, frutas, verduras, dejetos de animais, etc.) pela ação microbiana do solo.
As leiras são feitas de maneira estruturada com uma base de matéria vegetal seca principalmente galhos e material grosseiro provenientes de podas, ao receber os resíduos uma mistura é feita para garantir a inoculação do composto. O sistema funciona com aeração passiva, garantindo o processo termofílico de compostagem.
Como pode acelerar a decomposição de matéria orgânica para compostagem
Resumidamente, no processo de compostagem ocorre a formação de gás carbônico (CO 2), vapor de água (H 2O), calor, matéria orgânica compostada (húmus) e material orgânico líquido. No Brasil, cerca de 50% dos resíduos urbanos é matéria orgânica passível de reciclagem por meio de processos de compostagem.
O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.
O material seco pode ser obtido em lojas de construção – serragem, por exemplo, desde que a mesma não tenha entrado em contato com cola ou verniz – ou encontrado no próprio jardim de casa. Grama, folhas secas e palha são totalmente indicadas para a compostagem.
Aprenda a fazer uma composteira caseira
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:
Passo a passo Na caixa do meio forre o fundo com serragem; Na caixa que ficará na parte superior, coloque as minhocas com um pouco de substrato e tampe; Deposite o lixo orgânico na primeira caixa e depois cubra com matéria vegetal seca.
Para que o adubo fique pronto, é necessário um trabalho de 4 meses, se feito com micro-organismos. Caso seja realizado a compostagem com minhocas, é necessário um tempo de 3 meses até o produto final.
O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.
14) Quando o composto está pronto? ... O composto está pronto quando após o revolvimento da leira a temperatura não mais aumentar. O material humificado (composto) se apresentará com cor marrom escura (Fig. 3), cheiro de bolor, homogêneo, sem restos vegetais e com relação C/N entre 10 e 15.
A umidade ideal para a manutenção da atividade metabólica dos microrganismos varia entre 50 e 60%. ... Quanto ao tamanho da partícula, quanto menor ela for, maior será a área disponível para os microrganismos atacarem e realizarem sua digestão, acelerando o processo de compostagem.
Dito de maneira científica, o composto é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica, em presença de oxigênio do ar, sob condições controladas pelo homem. Os produtos do processo de decomposição são: gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica “compostada”.
O reviramento garante a presença de oxigênio e deve ser feito no mínimo uma vez por semana ou sempre que a temperatura foi maior que 65°C. A umidade deve ser verificada e corrigida sempre que necessário, para verificar se está adequada aperte um pouco de composto na mão, ele deve estar igual a foto da Figura 4.
Para tirar o melhor proveito de tudo isso, você pode escolher usar o adubo de duas maneiras: numa plantinha nova ou numa planta que já tem em casa. Distribuir uma camada fina de Composto Orgânico em cima das plantas que você já possui em vasos é a possibilidade mais fácil.
O composto orgânico é um adubo de uso rotineiro nas propriedades orgânicas, especialmente nas de pequeno porte. ... Entretanto, para obtenção de um composto de qualidade é necessário combinar resíduos ricos em carbono, como capins, com outros materiais ricos em nitrogênio como palhada de feijão ou estercos de animais.
O processo de compostagem pode ser controlado através do monitoramento e ajuste dos seguintes parâmetros: razão/proporção inicial de carbono e nitrogênio, proporção de material volumoso adicionado para garantir porosidade, tamanho e umidade da leira e frequência de revolvimento.
Os principais fatores que influenciam a vermicompostagem são a temperatura, umidade, teor de oxigênio, pH e relação carbono/nitrogênio. Quando todos estes estão em condições ideais, o processo tende a ser rápido.
Durante a compostagem, a degradação da matéria orgânica leva a uma redução do carbono orgânico. ... Os resíduos palhosos utilizados a fim de alcançar as características desejadas para o desenvolvimento do processo de compostagem, normalmente são denominados como materiais de enchimento ou fontes de carbono.
Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes.