Como feita a duplicata? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O processo é simples. Com o serviço prestado ou as mercadorias vendidas, o sacado deve realizar o aceite da transação, que basicamente é um aviso ou assinatura afirmando que ele confirma a operação. Assim, um prazo é estipulado para que ele realize o pagamento da duplicata.
Como protestar duplicata mercantil?
O protesto deverá ser realizado no Tabelionato de Protesto localizado na praça (local, ou seja, a cidade) de pagamento indicado no título, mediante apresentação da duplicata, no prazo de trinta dias a partir de seu vencimento (para assegurar o direito de regresso contra os codevedores).
Em quais hipóteses pode ser emitida uma duplicata mercantil?
[4] Uma duplicata mercantil somente pode ser autorizada a ser emitida quando houver a presença de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviços.
Qual o prazo para protestar uma duplicata mercantil?
30 dias
Malgrado a duplicata ser uma exceção no que diz respeito à sua emissão – é um título causal – também preconiza uma ressalva quanto a regra do prazo para protesto por nós apresentada: o protesto deve ser efetuado no prazo de 30 dias a contar de seu vencimento (art. 13, § 4º da Lei n. 5.474/68).
Onde se paga uma duplicata?
A partir disto o sacador realiza a emissão da duplicata e o crédito no banco. O Banco por sua vez é quem receberá o valor no prazo, caso não haja o pagamento, o sacador é quem deverá realizá-lo. Em alguns casos, o banco assume a responsabilidade de recebimento da duplicata e a debita na conta do sacador.
Onde fica a guia de um boleto?
Existe um número — chamado Linha Digitável —, sempre na parte de cima do boleto, com 48 dígitos separados em cinco campos, e é só isso que você precisa anotar e levar para o caixa automático para fazer a operação.