Os trâmites do registro demandam apresentar o contrato de compra e venda realizado entre as partes, tendo o imóvel por objeto. Para lavrar a escritura, o cartório vai solicitar também os documentos pessoais do comprador, além das certidões do vendedor.
Se for contrato de promessa de compra e venda que você possa levar a registro no cartório de imóveis e o loteamento for regularizado, é seguro e a forma de aquisição até que você quite o terreno e receba a minuta da escritura.
Martins, informa ao usuário que o recibo de compra e venda, após preenchido e reconhecido firma da assinatura, tem 30 dias de validade para que seja feita a transferência. O não cumprimento da mesma implica nas penalidades impostas pelo art. 233 do Código de Trânsito Brasileiro.
90 dias
180 dias
Saiba o que fazer após pegar as chaves do seu novo apartamento
Após a vistoria, fechamos os registros gerais do seu apartamento, localizado no shaft do hall de serviço do andar. Para ter a circulação de água e gás normalizadas é simples. Basta solicitar a ligação diretamente à administradora de condomínio.
Para realizar a vistoria é necessário marcar uma data e horário e é importante lembrar que talvez seja necessário que você, como comprador, assine algum documento afirmando estar de acordo com as condições que o imóvel foi entregue.
Depois de verificada a inexistência de débitos (ou feita a regularização) e comunicada a venda, deverá ser agendada vistoria veicular, para a posterior emissão de um novo CRLV, contendo os dados do novo proprietário.
Dessa forma, a empresa responsável tem um prazo de 180 dias após a data prevista de conclusão do empreendimento para entregar as chaves. Se isso não for cumprido, os consumidores podem exigir o recebimento do apartamento, aceitar outro produto ou serviço equivalente ou até mesmo rescindir o contrato, se preferir.
Para efetivar a aquisição do imóvel, o comprador tem que arcar com um valor estimado em até 5% do preço do imóvel, que será destinado ao pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), escrituração, registro do imóvel e taxas com cartório.
Após a construção/entrega das chaves, o índice será o estabelecido com a construtora ou com o agente financeiro, o que deve ser informado previamente. O Procon-SP ressalta que durante a construção e antes da entrega das chaves, não poderá haver a cobrança de juros.
Os contratos muitas vezes usam o mesmo termo para se referir a essa obrigação futura do comprador. ... Embora apelidada de parcela das chaves, é uma parcela intermediária, com data de vencimento pré estabelecida, que coincide com a data de conclusão do empreendimento segundo o contrato e, por isso, chamada desta forma.
“Ela diz que o contrato pode ter um prazo de tolerância de até 180 dias e isso normalmente está no contrato. Caso esse prazo não seja respeitado, a incorporadora tem que pagar um valor de 1% sobre o valor pago pelo adquirente, pelo que ele já pagou.
Em financiamentos, é comum a cobrança de parcelas intermediárias, que são mensalidades mais caras a serem pagas em determinados períodos. No caso de compra de imóveis, estas parcelas também existem e ainda são consideradas como a principal causa da inadimplência.
Condições de entrega do apartamento Tenda A entrega das chaves é feita após a conclusão da obra — porém, um pouco antes, você será chamado para realizar uma vistoria conjunta. Trata-se da primeira vez que você entrará no apartamento pronto, mesmo que ele ainda não esteja sob sua responsabilidade.
O apartamento em construção ou na planta, como é mais conhecido, é um imóvel que ainda não existe, a não ser no projeto da incorporadora, que para viabilizá-lo, começa a vender as unidades enquanto ainda estão sendo construídas. ... Depois do imóvel pronto, na entrega das chaves, é necessária a quitação do bem.
CHUVEIRO, AQUECEDOR, ÁREA DE SERVIÇO. Fique ligado: a maioria dos apartamentos novos não vem com chuveiros, nem sistema de aquecimento de água e luz. ... – Instale uma janela em sua área de serviço. Além de valorizar o apartamento, o vidro protege suas roupas em caso de chuva.
A inadimplência de comprador gera o direito da construtora de reter as chaves de imóvel adquirido na planta. Caso contrário, sujeitar-se-iam à retenção do imóvel, nos exatos termos da cláusula 6.
De acordo com as regras do financiamento imobiliário, três parcelas em atraso são o limite que o banco aceita. Após isso, a dívida pode ser executada e, consequentemente, o imóvel ser leiloado. Isso porque o bem passa a pertencer à instituição e só volta para o contratante após ele quitar a dívida em atraso.
Então, para que o contrato de compra seja elaborado, o comprador precisa entregar a cópia de alguns documentos para a incorporadora:
até 180 dias