Estrutura da obra Composta de 23 capítulos, O Cortiço apresenta um narrador onisciente (aquele que sabe de todo a história), sendo narrado em terceira pessoa. O tempo da narrativa é linear (começo, meio e fim), seguindo o tempo cronológico dos acontecimentos.
A história se desenrola no Brasil do século XIX, sem precisão de datas. Há, no entanto, que ressaltar a relação do tempo com o desenvolvimento do cortiço e com o enriquecimento de João Romão. São dois os espaços explorados na obra. ... Junto ao cortiço estão a pedreira e a taverna do português João Romão.
No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.
Significado de Periferia substantivo feminino Contorno ou linha que limita uma superfície curvilínea; circunferência.
A periferia urbana t~ sido usualmente considerada como aquela area da cidade que em termos de localizacao situa-se nos arredores do espaco urbano.
A noção de periferia é uma construção social relacionada a práticas e discursos de sujeitos sociais e políticos de um contexto histórico específico, de ascensão dos chamados movimentos sociais urbanos, e de intensas mudanças na sociedade brasileira: a transição de um regime político autoritário e centralizador, para ...
O conceito de periferia foi forjado de uma leitura da cidade surgida de um desenvolvimento urbano que se deu a partir dos anos 1980. Esse modelo de desenvolvimento privou as faixas de menor renda de condições básicas de urbanidade e de inserção efetiva à cidade.
Resposta: Linha que delimita uma superfície; circunferência. Numa cidade, região afastada do centro urbano e que ger. abriga população de baixa renda.
A periferia surge quando ocorre uma alta elevação do valor dos terrenos do centro da cidade, fazendo com que os moradores com menor poder aquisitivo procurem moradias com valores acessíveis, porém, em áreas distantes e desprovidas de infra-estrutura.
Resposta: Centro que se encontra na região central de uma determinada região(ex: a Europa é centro do Mundo). Periferia região que fica aos polos.
O centro é a área de grande desenvolvimento tecnológico que produz produtos complexos; a periferia é a área que fornece matérias-primas, produtos agrícolas e força de trabalho barata para o centro.
Os BRICS são considerados os emergentes, que apresentam elevado poder de crescimento econômico. Estes são: Brasil, Rússia, ÍNdia, China e ainda, a África do Sul. Atualmente, a periferia é representada pelo Brasil e pela África do Sul.
Os desafios para os grandes países periféricos são superar tanto as vulnerabilidades externas quanto as disparidades internas e construir a democracia real e, assim, serem capazes de vir, ou virem, a integrar aquelas estruturas ou deixarem de estar a elas subordinados.
Os problemas sociais (alimentação, moradia, distribuição de renda, escolaridade) levam a mortalidade infantil e compromete a elevação na expectativa ou esperança de vida da população, principalmente dos excluídos. Habitação encontrada no mundo subdesenvolvido.
São considerados países centrais os ocidentais, por deterem a hegemonia política e econômica. Os periféricos são considerados pobres. Há culturas mais antigas. Não se pode promover a divisão, porquanto há a ocidentalização do Oriente e a orientalização do Ocidente.
São características do subdesenvolvimento, exceto: * a) Baixa taxa de mortalidade infantil. b) Dependência econômica e tecnológica em relação aos países plenamente desenvolvidos. ... d) Economia controlada em parte por empresas multinacionais com centros de decisão fora do país.