A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.
O principal objetivo da classificação é a compeensão da enorme diversidade de seres vivos existentes. ... É através do agrupamento de pequenos grupos que além de facilitar o estudo mais detalhado permite chegue-se cada vez mais a teoria de todos os seres vivos do planeta terra tenham um único ancestral comum.
Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. ... O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas.
A ideia de classificar os seres vivos é uma ideia originada do Botânico austríaco Carl Von Linné, conhecido no Brasil como Carlos Lineu (1707 - 1778). A taxonomia é a parte da biologia que classifica e nomeia os grupos dos organismos biológicos.
Cientista que trata de sistemas de classificação dos seres vivos, por meio de descrição de características das espécies e quantificação da diversidade, para determinar critérios científicos; sistematista.